domingo, 1 de setembro de 2013

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

piramide

 

Quem de nós não já tivemos a sensação de estarmos inchando, engordurando-nos, perdendo nossa bonita forma do corpinho antes saudável e sarado? Com o passar dos anos, acumulamos comodismo com o nosso corpo, relaxamos e nos debochamos quando o assunto é tratarmos de preservar nossa silhueta. Tudo o que sabemos fazer bem é comermos porque comer é uma atividade de prazer e de saciedade do nosso cérebro. Quando o assunto é responsabilidade e determinação quanto à disciplina na administração alimentar do nosso corpo, todos se defendem, dizendo que não há tempo e nem vontade de seguir os passos da obediência às condutas alimentares prescritas pelos nutricionistas e endocrinologistas.

obes1

Desde criança, sabemos que alimentar-se ao seio das nossas mães é sinônimo de bem estar. Quando crescemos e introduzimos novos alimentos, sentimos que a vida vai-nos dando oportunidade de nos sentir prazerosos, principalmente, se enchermos nossas barriguinhas de toda qualidade de guloseimas em geral. O doce e o salgado são nossos companheiros inseparáveis por longos e bonitos anos, até que chega o dia de darmos adeus a eles, sob forte pressão médica-hospitalar. Os anos se passaram e estamos mais vulneráveis às doenças, nosso corpo está mais pesado e cansado, nosso aparelho digestivo não suporta mais trabalhar os alimentos rigorosos de mais densidade, exigindo maior esforço dos órgãos para o funcionamento.

02076648200

Então nos deparamos com uma grande batalha e temos que fazer escolhas entre permanecer saudável ou não. A partir daí, acordamos para a realidade de que o desconhecimento dos efeitos nocivos de alimentos lixos que botamos para dentro do nosso organismo por muitos anos estão nos matando e encurtando nossas vidas. Precisamos de socorro urgente caso queiramos recuperar o corpo magro que acabou de se perder, sem que nós houvéssemos percebido.

comida-lixo-1510832

O peso se altera e começamos a brigar com a balança. É hora de nos preocuparmos e procurarmos o médico especialista das alterações endócrinas. Então, ele vai lhe fazer uma série de perguntas sobre seu comportamento de vida em geral. Primeiramente, descobrirá se você é uma pessoa sedentária e se tem uma educação alimentar. Você, de ímpeto, sentirá um constrangimento quando o mesmo lhe prescrever uma série de cuidados e restrições. Um deles é o de se privar da gula a certos alimentos nocivos que contem gorduras, sal e açúcares. Além disso, recomendará a você uma série de atividades físicas. Nesse momento, você empreende uma série de desafios e começa a entender que sua vida será muito limitada.

sedentarismo

Com o grande ativismo que nossa sociedade vive no dia a dia, fica difícil corresponder a todas as expectativas de uma reeducação alimentar e de atividade que envolva o físico. O ser humano não tem mais tempo para nada, nem para comer e é nessa hora que ele pega qualquer coisa que esteja ao seu alcance. Quando o assunto é restrição alimentar, nossa vida parece que já morreu.

EMGREA~1

Na hora de escolher o que vamos comprar para comer é outra briga. Não resistimos a um delicioso sorvete, a uma carne gordurosa para churrasco, uma farofa de carne do sol, um pudim como sobremesa, um sanduiche de queijo e presunto, um bolo de chocolate, uma pizza de muzzarela e linguiças, um franguinho assado, aquele courinho do frango assado, batatinha frita com ketchup e maionese, coca-cola bem geladinha, humm!! que gostoso! Aquela feijoadinha no final de semana com os amigos e a cervejinha de acompanhamento, hum!! Mas nunca lembramos de apreciar os alimentos coloridos como um alface bem verdinho no azeite de oliva, aquelas frutinhas coloridas e saborosas como sobremesa, como a laranja, o melão, a tangerina, as uvas, a maçã, o limão, pense num suquinho de limão após as refeições principais, hum!!! Isso não interessa porque não tem um sabor tão picante quanto um copo de refrigerante ou um suco artificial, cheio de corantes venenosos que intoxicam nosso corpo.

CIXTCA75SIMOCAQ7RXYQCAQITUKQCA4OI77CCAKZPX5PCAF63S26CA82OY3LCA82YFQ8CAZXVHOZCAPGB3OPCA7QX0Q7CA5PW630CA0T8GFDCAKIYX73CAHVRE8MCA4RWPILCAAWX8EWCAJ187J9

Agora, você está no seu limite e não tem outra saída, senão decidir a fazer amizade com os alimentos que você os rejeitava antes de chegar a adoecer. Digo adoecer, porque quando o corpo se altera na forma, também se altera organicamente. Os órgãos pedem por socorro e eles avisam quando você está passando mal, tendo uma forte dor de cabeça, cansaço repentino, azia, mal estar, aceleração dos batimentos cardíacos, vontade de defecar, mas não pode porque está com prisão de ventre. É isso mesmo o estado que fica seu corpo quando está se degenerando, em consequência da falta dos seus cuidados para com ele.

75218

Aí, você começa a se tratar, vai ao supermercado, compra todos os alimentos fibrosos, troca as carnes gordurosas e outros alimentos calóricos, antes consumidos em exagero, por peixes, peito de frango, músculo, miúdos de frangos, salmão, cenoura, chuchu, beterraba, abóbora, rúcula, brócolis, alface de todos os tipos, folhas verdes de todos os tipos, grãos em geral e frutas de toda qualidade. Adiciona sementes antioxidantes como chia, gergelim, linhaça e outros. Inicia um processo de reeducação e segue por dias, meses, conjugando a ação de comer bem com uma atividade do caminhar e de repente, ao ir a uma festa de um amigo, depara-se com um bonito e estimulante banquete e quebra seu jejum. No dia seguinte, você já se sente cansado e sem vontade de se exercitar e abandona a atividade física.Tudo vai para o brejo. O corpinho já estava se acostumando com as delícias do bem estar e puff! Agora, tudo volta à estaca zero. Aqueles quilinhos que você havia perdido estão de volta rapidamente, alertando você para parar. E não adianta pensar que não faz mal quebrar a dieta só por um dia, achando que não vai fazer mal, porque você vai abusar dos grãos, das hortaliças na semana que vem, recuperando seu peso. Você está se enganando à-tóa.

frutas1-300x203

É hora de abrirmos os olhos e enfrentarmos os inimigos da saúde. Viver bem não significa privar-se totalmente dos alimentos antes consumidos que nos dão prazer e aderir a um novo cardápio com o qual nosso corpo não havia experimentado antes. Podemos comer bem, sem abusar dos excessos. A gula é pecado. Nosso corpo não é um recipiente guardador de tantos alimentos que se põe dentro. Precisamos de disciplina e de coragem para preservar nossa saúde física e mental. Quando obedecemos a uma receita do cuidar de nós mesmos, estamos contribuíndo diretamente para aumentar a nossa estima e o amor próprio. Ridículo é você sair às ruas da sua cidade, exibindo um corpo cheio de massa gordurosa, sofrendo o preconceito do gordo. É bem mais aceito pela sociedade o corpo tratado, pois este cabe em todo lugar e não atropela e nem toma a frente dos demais.

ilustra13

Esses segredinhos escritos aqui são fontes tiradas da cabeça da blogger depois de ter estudado o assunto com profundidade e por viver na pele essa experiência. Vai então o meu recado final: coma bem e viva bem. Não deixe de fazer exercícios físicos. Caminhar pelas manhãs faz bem à saúde, fazer ginástica com um corpo descansado também faz bem à saúde.

ilustra14

Além de enrijecer a musculatura, caminhar ajuda na queima dos açúcares no sangue e promove uma sensação de bem estar. O hormônio liberado dessa queima é ativado pelo cérebro e promove outro tipo de bem estar. Ande de bicicleta, convide um amigo para caminhar com você, mas não conversem durante a caminhada,controlem a respiração e tome bastante líquidos, administre os horários da sua alimentação balanceada, fracionando-as de três em três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário