Na Escola Dionízia Rocha de Morais, todos os dias do ano letivo se felicita o aluno com atividades voltadas para o lúdico e o concreto. Infinitas possibilidades de prazer são proporcionadas a esses pequenos que vivem intensamente suas fantasias do saber admirar para conhecer e praticar em suas casas com seus familiares, atitudes que contribuem para seus desenvolvimentos motores, físicos e psicológicos.
As crianças da EDUCAÇÃO INFANTIL, em particular, tem atendimento bastante especial em termos de serem bem assistidas pedagogicamente por professoras que os levam, não somente a viajarem pelo mundo da imaginação, como também, a vivenciar momentos de realidade no tocante às práticas do dia a dia.
Tia Rosângela é bastante inquieta e não sossega enquanto não põe suas idéias em prática. Cada projeto que a escola elabora ela se inquieta com suas belíssimas idéias. Dessa vez, ela contemplou a ALIMENTAÇÃO.
Em meio a sua encenação teatral sobre alimentação, criada com muito amor, ela adicionou outros temperos e tudo ficou prontinho para ser consumido com os nossos olhos de educadores.
Primeiro ingrediente: AMOR
Ela fortificou seu amor pelas crianças, promovendo em sua sala de aula a oficina culinária de trabalhar com as frutas e desse trabalho, resultou numa salada gostosa e bem saborosa que deixou todo mundo com água na boca. HUMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!
Algumas crianças não se contem e começam a fitar os olhos no encaminhamento da execução da salada. Olhem os olhinhos como ficam!!!
Imaginem o que eles estão pensando e sentindo!
Segundo ingrediente: DOAÇÃO
Esse ingrediente é encontrado gratuitamente no coração da tia Rosângela quando ela observa as necessidades que cada criança tem e as conhece tão bem a ponto de saber que a FOME e o desejo de COMER é próprio de qualquer criatura humana e o agrado (comida) satisfaz até um ser adulto que dirá crianças e se considerarmos nossas criancinhas da nossa escola com suas histórias de vida prementes, podemos destacar então o quanto saciar suas fomes lhes deixam agradecidas.
Essa experiência de se fabricar uma salada de frutos perante seus olhinhos curiosos bem abertos fê-los vivenciar um conhecimento que parte do grau de higienização (tia Rosângela utilizando luvas ao invés das mãos nuas) ao conhecimento do valor protéico dos alimentos e aos tipos de alimentos utilizados em sua diversidade, como também conhecer o valor das cascas e das cores de cada alimento e ainda tiveram o encantamento de degustar e apreciar ou distinguir o sabor que cada alimento contém.
Aqui está a exposição do tudo quanto a tia Rosângela foi capaz de conduzir até a sala de aula, para desenvolver esse trabalho com os alunos. Esses materiais foram motivos de muitos olhares curiosos para esses alunos que pouco vêem em suas casas, como por exemplo, frutas e acessórios necessários para a preparação da salada.
Olhem como a tia Rosângela ficou tão bonitinha com esse chapéuzinho na cabeça! Parece uma cozinheira da cantina kakakakak!!! O que o profissional não é capaz de fazer para proporcionar infinitos prazeres em suas crianças!!! Isso só ocorre com profissionais que manifestam paixão pela sua profissão.
HORA DE DEGUSTAR A SALADA. HUMMMMMMMMMMMMMMM!!!
Vejam como o sabor dos frutos em caldas causam a vontade de se pôr uma línguinha nos lábios, provocando a vontade na boca dos outros para se comer o mesmo alimento. Esses peraltinhas sabem experimentar gostos e confiam nos seus paladares.
Só de imaginar o quão saborosa estava essa salada, já me dá uma vontade louca de comer. Hummmmmmmmmm!!!
Dá-me um pouquinho, vai!!! Essa língua nos lábios estã me provocando, heim!!!!
As emoções não acabam por aqui. Ainda tem mais!!!!!! Olhem os saquinhos de pipocas que a tia Rosângela presenteou os meninos!!! Acho que eles não sabiam que íam passar por todos esses presentes. São presentes de Deus para os anjos que embelezam nossa escola e que abrilhantam-se pelos sorrisos que dão ao serem agraciados por momentos tão surpreendentes como estes.
Terceiro ingrediente: CRIATIVIDADE
Tia Rosângela é muito criativa e não esqueceu de despertar nos seus alunos a importância de outros usos com os vegetais e deu início ao momento dos carimbos com legumes. Nesse quadro se pode destacar algumas atividades que demonstram o quanto os alunos participaram desse momento encantador e lúdico. Nessa atividade, eles exploraram a coordenação motora, a curiosidade e a ludicidade.
Olhem só o resultado dessa ação de carimbar utilizando os legumes! Que bacana!!! Como Tia Rosângela adora e ama de verdade expôr o que faz para testemunhar para a comunidade escolar o caminho que percorreu para chegar nos resultados esperados, não podiam faltar essas atividades presas na parede para visualização dos pequenos e de quem se interessar. Parabéns! Rosângela pelo desafio que vc. inseriu na sua prática.
E a criatividade da tia Rosângela foi tão profunda que não deixou de faltar a maça personalizada. Parece de verdade!!! Isso foi tão importante que sem querer, eles conseguiram identificar as letras dos seus nomes mais facilmente que a maneira convencional que eles conhecem de escrevê-los em suas tarefas. Só de pensar que houve até um que pediu um pedacinho da maçã do outro, isso já nos deixa feliz por termos atingido um objetivo do projeto que é fortalecer as descobertas do imaginário infantil por meio de figuras bem representativas da realidade mais próxima do pensamento pueril.
Também não faltaram os abacaxis e as garrafinhas de sucos. Que legal!!! Parecem que estão comemorando o dia do abacaxi, pois o abacaxi está em destaque nesta foto. Mas o que predominou mesmo foi a sensação que exploraram a partir de um novo conhecimento: o estudo ao vivo e a cores sobre os frutos e legumes na tentativa de crescerem sabendo que vivenciaram esses saberes tão importantes para aplicarem em suas vidas. Nesse dia, eu professora Flora me encontrava trabalhando na escola e os vi deixando a mesma, entrando no ônibus, segurando firmemente seu abacaxi e garrafinha de suco, esbanjando alegria nos rostinhos. Dentro do ônibus, eles não se continham em querer mostrar o que levavam âs mãos aos demais alunos da outra escola (Joaquim Antônio da Silva da região do Catu) que os acompanham no itinerário regularmente até seus pontos de chegada. Digo isso, porque os observei como se comportaram e vi cada reação tanto dos que mostravam como dos que viam o que estava sendo mostrado. Foi valioso esse momento.
Esse momento também foi digno de uma atividade que experimenta o uso de milho pipoca para ser colado em um desenho de uma fogueira (estamos vivenciando a época das festas juninas no município), cujo objetivo é causar o efeito magnífico do real sobre o papel e sobre a imaginação concreta das crianças. É hora de tatear os materiais e passar pelo mundo das sensações.
Agora é hora de recrear e a brincadeira ideal é a de cobra-cega. Que legal!!!! Vejam o quanto eles se entendem, mesmo de olhinhos vendados!!!!
Quarto ingrediente: AFETIVIDADE
Como bem se deixou registrado num post desse blog, a palavra Afetividade, na nossa escola é traduzida pelo amor e acolhimento que se tem dado aos nossos alunos, desde a maneira de se recebê-los a cada amanhecer até a hora de devolvê-los à família. Cada momento é único e importante a ser vivenciado com eles, desde o simples saber passar conhecimento ao de desenvolver com eles uma interação de pura magia, envolvendo-os numa atmosfera de conforto e confiança.
É assim, que no final do dia, ou no final de uma experiência que se desdobrou em resultados magníficos é que se pode concluir que a afetividade é um ingrediente que trabalha a nosso favor enquanto educadores de crianças, pois sendo afetuosos para com estas crianças, podemos imprimir neles, a sensação da vontade de querer permanecer na escola por mais tempo e de se sentir amados e respeitados em seus mundinhos ainda em desenvolvimento. Gostaram dessa publicação? Podem copiar as nossas idéias, mas não deixem de expor seu comentário. Fiquemos para a próxima, até lá então!
Nenhum comentário:
Postar um comentário