Aos 02 de junho de 2011, quinta-feira na sala da Educação Infantil da EMEF Dionízia Rocha de Morais os pequenos vivenciaram momentos fascinantes que mexeram com suas cabecinhas. As idéias inteligíveis e criativas da tia Rosângela modificaram o ambiente desta sala, transformando-a em um laboratório, ou melhor numa sessão que demandava teoria e prática, sistematizando conhecimentos que os levavam à conduta do saber viver bem com saúde.
Estamos falando do projeto da escola cujo tema é HIGIENE E ALIMENTAÇÂO. Esse projeto tem como objetivo maior, gerar ou pelo menos dar noções de conscientização do saber cuidar-se e cuidar do outro, tratando-se de suas especificidades, remetendo-nos ao eixo de maior importância que é a saúde dessas crianças.
Tia Rosângela montou um cenário bem real e particular da ação desse tema específico, levando para a sala de aula objetos concretos, úteis para a realização de higiene corporal, como por exemplo, shampoos, sabonetes, toalhas, pentes, pasta de dentes, escovas de dentes, enfim, todos os acessórios pertinentes a uma boa lavagem, purificação do corpo .
A atenção das crianças é mostrada na foto acima, como um despertar da curiosidade. Sente-se nos seus olhinhos a vontade de querer tocar esses objetos, para poder sentir a experiência.
Tia Rosângela adora documentar todos os seus eventos e nós não poderíamos deixar de registrar aqui sua obra de arte. Vejam na foto acima a sua literatura artística, representada como parte complementar de sua ação. Leia o que está nas entrelinhas desse cartaz e tire suas próprias conclusões. Enriquecedor o mundo das letras para estas crianças.
Dando continuidade à montagem do cenário, podemos ver nesta foto que há uma bacia com água e há um bebê que servirá de representação simbólica de um ser constiuído de necessidades de higiene. Este bebê mora na imaginação dessas crianças durante esse ato. Elas podem perfeitamente bem sentir-se no corpo desse bebê, podem imaginar que seja seu irmãozinho que acabou de nascer e ainda podem imaginar-se brincando de bonecas.
Vamos para o momento mais inquietante: Tia Rosângela vai orientá-los como se faz para que se realize a higiene corporal. Ela toma a boneca nos braços, segura-a com uma tenra doçura, mostrando que se deve pegar num bebê com cuidados, pois são tão delicados e um banho pode causar transtornos a um bebê, desde o engasgo com a ingestão do líquido, como deixar escoar água para seus ouvidinhos. Tia rosângela lhes falou desses cuidados e em quais partes do corpinho do bebê se põe o sabonete, o shampoo e como friccionar esses materiais de limpeza no corpinho molinho de pele delicada.
Vejam na íntegra, como eles estão ansiosos para repetir a ação da tia Rosângela. Eles querem vivenciar o momento para sentir-se autônomos mais tarde de suas próprias vidinhas. Agora, é hora do enxague do bebê e não podemos deixá-lo úmido, pois ele sente frio. Vamos enxugá-lo. Enrola-se o bebê na toalha macia e o embala no seu colo, para que ele recupere a temperatura natural e sinta o afago de sua mãezinha.
Iara é a protagonista número 1 dessa ação de experimentar essa vivência, depois das trocas de informações da tia Rosângela. Enquanto Iara promete fazer bem a cena de higienizar o bebê, seu coleguinha sentado a mesa, tenta dar a graça de sua arte de criar a palavra HIGIENE.
O resultado é magnífico. No final, todos queriam pegar um pouco o bebê no colo. Foi lamentável o fato de não haver mais que um bebê. Seria muito interessante que cada um pudesse pegar seu próprio bebê e ir banhando na bacia, um a um como um passe de mágica. Contudo, pôde-se concluir que apesar da existência de apenas uma boneca, todos estavam, filmando com seus olhinhos os passos e os significados da ação de higienizar, relacionada com o purificar, dar saúde ao corpo, cuidar-se de si e dos outros.
As fotos não poderiam faltar, para exaltar e deslumbrar os momentos mais contagiantes que valerão para uma vida inteira dessas criancinhas que nos enchem os olhos, quando conseguimos arrancar delas sorrisos de contentamento.
Também não poderia deixar de existir o prêmio por estarem tão atentos no seu recòndito infantil, demonstrando carinho, satisfação e alegria por ver na mestre Rosângela o descortinar de uma fantástica volta ao mundo da imaginação atrelada à realidade. O prêmio foi um mimo de um sabonete pequeno para cada uma delas. Imaginem a alegria!!!!!!!!!!!
São momentos como estes que conseguimos destacar o que é fundamental, importante e rico para o crescimento intelectual dos nossos pimpolhinhos. A gente tem a certeza de que eles estão levando algo de bom para suas famílias: a informação. Temos certeza de que estamos transformando para o bem comum, estamos plantando em suas mentes saberes que lhes dirão mais na frente o quanto suas tias influenciaram-nos a adquirir hábitos saudáveis de vida.
Palmas para a participação e o envolvimento desses pirralhos nesta ação que deu bons resultados e palmas também para a tia Rosângela, que em silêncio, prepara os sonhos dessas crianças de forma construtiva e significativa.
Parabéns para a nossa escola que consegue surpreender o alunado a cada dia com atividades voltadas para o cotidiano. A colaboração da Tia Rosângela tem um valor que transmite aos outros colegas da profissão o entusiasmo e a motivação de também se apropriar dos seus talentos e investir em conjunto naqueles que são o centro e o alvo de nossas atenções e responsablidade. Gostou desse post? Deixe seu comentário. Obrigada e até a p´roxima atração educativa.
Autora da redação desse post: Tia Flora – a teacher do inglês dessa gente miíúda e dos demais alunos que integram a ESCOLA DIONÌZIA ROCHA. Bye!!!!!
Parabéns, Florência! Sou professora aposentada e trabalhei muitos anos com turminhas miúdas...me deu saudades dos meus pequeninos...
ResponderExcluirTempo bom!
Muito obrigada. Desculpa pelo atraso em responder agora. Explico -lhe que o blog estava meio esquecido por mim. Perdão.
ResponderExcluir