É comum sabermos, que em toda data comemorativa ao dia das mães todas, as escolas comemoram sempre do mesmo jeito. Entra ano, sai ano, e o que vemos são professores e grupos gestores preocupados em fazer lembrancinhas, ensaiar com as crianças um poema um musical ou uma cena que possam comovê-las e até fazê-las chorar. E, as músicas sempre tem a função de motivá-las a chorar, pois se caracterizam como melosas, muitas das vezes, tristes. As mães, normalmente, ao participarem de festas neste estilo, choram porque lembram das suas falecidas mãezinhas quando é o caso, e sobretudo, das suas vózinhas que lhes eram consideradas como mãezinhas que as criaram, substituíndo suas mães. Em outras palavras, a festa em homenagem às mães, em outras épocas, mais pareciam uma tortura de lembranças amargas, repetitivas e sem graça.
Atualmente, vivemos em uma época transformada por uma diversidade infinita de coisas que nos permitem escolher qual o melhor a fazer diante dos, também, infinitos anseios de nossas mãezinhas quando sabem que merecem ser festejadas pelo mérito de serem mães que acompanham seus filhos à escola diariamente. A Escola Dionízia Rocha de Morais, atendendo aos anseios das mães de seus alunos, buscou fazer o DIFERENTE. Para elas, foi uma ENORME surpresa, pois achavam que íam passar pelas mesmas mesmices de anos anteriores. Enganaram-se!
Esse ano de 2012, DRM inventou atividades bem elaboradas como por exemplo: abriu um salão de beleza, ou melhor, o CANTINHO DA BELEZA PARA AS MÃES, especificamente para as mães dos nossos alunos. Todos os funcionários estavam a serviço de torná-las belas. A professora Jesânia se ocupou de tratar os cabelos com capricho, envolvendo a lavagem, o tratamento e a escovação. Fora tia Jesânia, outras como a professora Aldenir, Tia Cleciana e Tia Maria Helena e até Tia Pedrina arrazaram como cabeleleiras de competência.
Vocês acham mesmo que se resumiu somente nesta atividade a festinha das mães? Tia Rosângela que o diga. Esta inventou a MASOTERAPIA. Imaginem todas as professoras vestidas como excelentes médicas, tratando as mães como suas verdadeiras clientes, sem nenhuma discriminação e sem nenhum custo pecuniário. Parece fantasia, mas não é. É realidade mesmo. As mães nem sabiam que íam passar por esse tipo de surpresa. Elas tiveram um dia de rainhas, pois foram tocadas, acarinhadas, receberam um tratamento dos deuses, saíram belas e protegidas, mais que isso, saíram com suas autoestimas bem elevadas e suas vaidades bem aumentadas.
Vocês acham que isso foi o bastante para animá-las e dizer a elas que chegou ao fim? Nada. Elas passaram por brincadeiras, por danças, por uma ginástica de dar água nos olhos para querermos estar nela. Pense, como é gostoso relaxar músculos e nervos por meio de uma coreografia, orientada por pessoas especialistas na área, como Tia Shirlene e Tia Lícia.
Claro, que isso ainda não foi o bastante, para que pudéssemos dizer “pronto, a festa acabou”. As Tias da cozinha, Tia Lídia e Tia Marlyr se apoderaram de um esforço carinhoso e prepararam um almoço que foi degustado pelas mães, sem deixar nenhum comentário de cunho olfativo que não fosse o de cheirosa, igual ou melhor que um manjar dos deuses. As mães não podíam ir-se embora, sem serem congratuladas pelo mérito que lhes é de direito: a lembrancinha e o presente. Adivinhem só o que elas ganharam? Vocês acham mesmo que a DRM não procura sempre se renovar, fazendo o DIFERENTE? Claro que não foi um mero potinho de açúcar para cozinha, como outrora se faziam nas escolas. Ligue-se na informação: DRM brindou as mães com presentes bem excêntricos e funcionais. As mãezinhas ganharam GARRAFAS TÉRMICAS e outros que lhes encantaram.
Nossa escola, cada vez mais, melhora suas atividades pedagógicas, graças ao desempenho, criatividade, compromiso, responsabilidade, colaboração, organização e interesse da nossa equipe de trabalho. Então os aplausos são para nós também, na maioria, somos mães e sabemos das necessidades que uma mãe sente e suas expectativas em torno das comemorações aludidas à passagem do seu tão esperado dia.
Tia Lícia, por exemplo, em abertura dos festejos em homenagem às mães, proporcionou um momento no pátio da escola com um número apresentado pelas crianças, prestigiando as professoras mães de nossa escola. Cada criança escolheu a tia que a tinha como mãe e lhe deu seu coração personalizado. Incrível, é que eles manifestaram esse carinho por meio de uma coreografia muito linda. Palmas para a tia Lícia que fez a DIFERENÇA neste evento.
A escola está de parabéns pelas atividades que estão sendo postas em práticas e não ficam apenas no papel. Todos unidos por um objetivo único: FAZER O DIFERENTE!
O registro acima dou fé e ponho à prova por meio das fotos abaixo. Sou a professora Flora que não está presente no evento por motivos de problemas de saúde, mas dou minha contribuição aqui postando esse evento documental. Espero que esta seja, igual a tantas outras aqui postadas, mais um tipo de publicação que venha a interessar o público em suas pesquisas na net.
Leiam e deixem seus comentários. Teacher Flora e a DRM agradecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário