terça-feira, 19 de abril de 2011

A ACOLHIDA DOS ALUNOS NA DIONÍZIA R. DE MORAIS NO DIA 01/04/2011

OgAAAABfzdTkYL43npn3rg458FQzmjDvjUarCIQPSHo03DK9d_14EISVA0tZWfg2GJ_gCtRz4NLAsrypQ7CpowuznbMAm1T1ULtiOdKXZnytJNjggtbfkCjUZoey

 

 

Professora Flora foi solicitada e escalada para trabalhar a acolhida dos alunos na sexta-feira do dia 01/04/2011 na Escola Dionízia Rocha de Morais. Como estávamos trabalhando, neste período o projeto DENGUE NUNCA MAIS, tia Flora, imediatamente, planejou uma pequena encenação teatral, tendo como principal foco, o ataque do mosquito da dengue, a manifestação dos sintomas da doença e a intervenção para prevenção e cura da doença.

Na foto acima, tia Flora está iniciando a história, por ela criada, para dar o pontapé inicial ou primeira largada na encenação teatral, para em seguida, transferir os papéis para os coadjuvantes mirins. Na foto, Anderson está sendo o personagem marcante da história, pois a trama envolve todo o comportamento dessa criança em relação às medidas de higiene de sua casa, no caso, o quintal da sua casa, enquanto esse brincava com seu carrinho, despreocupado, correndo o risco de ser picado pelo mosquito infectado da dengue que voava livre no lixo que o rodeava.

OgAAAMZdZIYp7rX_XVVEwntQwdpJycoOLE58E1sMyDRgnsxXl6DVEL4yg2LkMav9G3QbrBsKmWIeOvw-OIbqoxT47OwAm1T1UDH8QkwZ1_zqa8wmk0wljTq20Jq7

 

Muito me alegrou sentir a participação dos pequenos, como protagonistas de improvisação teatral, a forma como acataram a decisão de participar, porque nem todos querem ser destaque nesse momento por vergonha e acanhamento, mas tratando-se de alunos superespertos e bacanas como ANDERSON (3º ANO"), JOSÉ ÂNGELO (4º ANO) e CARLOS (também 4º ano), esse momento foi esplenderoso e muito reflexivo, pois as crianças se envolveram intensamente e fitaram os olhinhos nesse protagonismo desses atores com muita curiosidade. Eles aproveitaram para se divertir também, já que a professora Flora centrou o teatro numa atmosfera de puro humor, sem deixar de apresentar informações instrutivas e educativas aos nossos expectadores com objetivos bem claros, priorizando a conscientização por excelência com fins no combate ostensivo ao foco do mosquito AEDES EGYPTI, bem evidenciado na época atual.

OgAAAEIl6wN_ZvyWSe5ltgt5P6EcEZ9V-zHJ4gdZRYVMKpyms9BtwVqMxAu4qpUOCc-m_cFRuCV3nXq4KK4z_A6dYxEAm1T1ULJGuuSWAhr_6H41gdpdeAiyOatL

Vejam a performance do José ângelo, atacando Lailson por meio de sua picada mortal e infecciosa. Vejam o quanto Lailson se comportou de maneira passiva, para mostrar sua autenticidade e originalidade da história, deixando-se ser picada despercebidamente conforme a narração da história. Ficou magnífica esta ação do José ângelo picando seu companheiro de sala de aula de mentirinha no dia da mentira.

OgAAAMsiIu4OF2nS_xbVLqll4xfZnBhqjAHaxBlHoySgNthM9bEs1cr6fl6ZGrR-avAx8EMy_1ubxYPK8AQb3U7jxhMAm1T1UGFmiBbAwHxPEba3TnGoNGHd3sTc

Interessante foi a participação desses meninos, a atuação do Carlos, protagonizando o pai do Lailson foi uma gracinha e encantou a meninada. Observem o Rian, agindo como médico, aplicando a injeção contra a febre do Lailson e ao mesmo tempo controlando a temperatura do corpo. Os papéis desses artistas provaram o quanto eles tem talento para fazer teatro e a escola deve aproveitar esses talentos, criando atividades, voltadas para a oficina de teatro. Observe também que Lailson não se conteve e disparou numa gargalhada descontrolada.

A galerinha pequena da Educação infantil grelava os olhinhos diante do quadro real e mágico, pois para eles, as cenas ali vividas lhes passavam uma ressignificação da própria realidade.

Faltaram aos protagonistas as indumentárias. Contudo, não lhes faltaram competência artística e talento para o exercício e prática de atividades que democratizam o ensino e desenvolvimento intelectual dos nossos meninos que outrora desconheciam esses dons que lhes faltavam ser despertados.

Valeu, turminha boa! A tia Flora agradece a participação. A escola Dionízia Rocha se orgulha de vocês. A gente tem certeza que ela não teria existência e nem história se não houvesse o brilhantismo de cada um de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário