segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EXERCÍCIOS SAUDÁVEIS:CAMINHAR E CORRER

 

 

CORRIDA

Pergunto-me o tempo inteiro “Caminhar é uma atividade saudável para nosso corpo? E correr é também saudável para nosso corpo?”

Pesquisas mostram que caminhar é uma atividade saudável, desde que se tenha hábitos alimentares também saudáveis. Outras pesquisam mostram que correr é uma atividade também saudável, desde que se tenha, do mesmo modo que caminhar, hábitos alimentares também saudáveis.

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Mas será que só em termos hábitos alimentares saudáveis basta para que se possa por os pés nos tênis e sair correndo por aí à torta à direita? O corpo responde a essas perguntas quando exposto à própria experiência. Tente fazer o teste por alguns minutos e verás que todos os nossos órgãos internos sofrerão alterações que modificarão todo o sistema regulador do nosso organismo.

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O ideal seria, antes de você se programar para uma atividade de caminhada, recorrer a um bom médico para uma avaliação cardiológica. É nessas horas que o médico vai orientar você a tomar os devidos cuidados, como por exemplo, controle dos batimentos cardíacos, o tempo e o esforço utilizados.

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Mas será que só ir ao cardiologista basta para se ter a segurança de caminhar tranquilo? Não. Falta-nos a orientação de um bom treinador físico. É nessas horas que ele irá nos ensinar como controlar nossa respiração, como devemos dar nossas passadas, como gesticular os membros articuladores, qual hora de darmos a primeira partida, qual hora devemos parar e descansar. É ele que irá nos orientar nossa postura como um todo, alinhar nossa coluna e até nos orientar com relação a roupa que devemos utilizar.

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E que tipos de calçados devemos utilizar? Será qualquer calçado? Não. Nessa hora de dúvida, teremos que recorrer a um ortopedista. Este solicitará de nós um exame médico para investigar a maneira como pisamos e indicar o procedimento correto do pisar.

Tipos de pisadas

E agora, o que ainda falta para darmos o pontapé inicial da minha caminhada? Será que estou realmente preparada? Ainda não. Há algumas pessoas que acham que o certo é caminhar de barriga vazia. Errado. Jamais caminhe de barriga vazia. Quebre seu dejejum com frutas, produtos integrais, e light. Se o corpo queima calorias no caminhar, então que calorias você queimará se não comeu nada? É perigoso fazer diferente. Por isso, siga também uma boa nutricionista. É ela a pessoa que lhe orientará quanto ao cardápio correto para executar uma caminhada e não causar danos ao corpo.

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Caminhar é uma atividade de prazer. Quando se cria o hábito de caminhar, estabelece-se uma relação de prazer entre o corpo e a natureza ao redor. Por isso que fazer esteira fica pra trás quando o assunto é escolher entre caminhar nas ruas ou ficar se exercitando em casa.

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Ao caminhar nas ruas, sozinho ou acompanhado gera sempre notavelmente uma sensação de vida jovem e ativa, o corpo fica muito disposto e melhora o sistema nervoso. No entanto, caminhar está diretamente associada à cultura do enrijecimento muscular. É nessa hora que temos que recorrer às academias e dar um bom trato ao tônus muscular.

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Quando iniciamos a caminhada, devemos cuidar também da hidratação do organismo. Não podemos esquecer que a sudorese existe por causa das trocas do esforço gasto com o suor e a refrigeração ambiente. De preferência, utilize horários que o sol seja menos agressor a nossa pele. Se você não gosta de acordar cedo pelas manhãs, procure então o entardecer. Lembre-se, a garrafinha d’água é fundamental para sua hidratação. Quanto mais água beber, menos seu corpo será agredido por fatores agressivos externos.

Pronto, estamos prontos para nossa caminhada. Na primeira semana, caminhemos em passos lentos, vamos aumentando as passadas gradativamente, conforme orientação do treinador físico, pois o impacto será forte caso não sejamos esclarecidos sobre as etapas do caminhar. Na primeira semana, sentiremos dores por todo o corpo, incluíndo calcanhares, tornozelos e planta dos pés. Mas na segunda semana, o corpo já se adapta e podemos avançar um pouco na passada. Contrololando nosso relógio biorrítimico, dá para inspirar e expirar pausadamente, até a completa caminhada em metros. Na terceira semana, já dá para acelerar os passos a trotes pequenos e ensaiar uma pequena corrida. Agora, nossa caminhada se converterá em um novo hábito: a corrida.

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Para correr é necessário redobrar os cuidados médicos. Correr sem esses cuidados, pode nos trazer grandes riscos a nossa saúde. Mais do que nunca é essencial o acompanhamento do cardiologista, do treinador físico, da nutricionista, não descuidando das regrinhas básicas utilizadas na caminhada.

Aos poucos, o corpo vai se adaptando a um novo estilo de vida. Quando corremos, nosso corpo perde mais calorias do qua ao caminharmos. Mas também o esforço físico é duas vezes maior. Nossa meta é corrermos quilômetros de distância bem no início. Cuidado! Não devemos ir com muita sede ao pote. Primeiro, devemos correr alguns metros de distância, em seguida, graduamos a corrida em relação a uma distância um pouco maior até chegarmos a correr uns 10 quilômetros duas vezes por semana. Se formos correr desregradamente, tenderemos a fracassar e a desistir da atividade nos dias subsequentes.

Quando passamos por todas essas etapas com disciplina, podemos sentir que nosso corpo está adaptado a um novo modelo de vida. É a partir daí que podemos dizer que nossa vida tem qualidade. Então, está esperando o quê? Vamos correr!

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