sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CÂNCER, FATORES DE RISCO E TRATAMENTO

Câncer é uma preocupação minha, nossa e de todos. Não podemos cruzar os braços diante desse grande mal que acomete nossa população com tanta velocidade. Mas afinal, o que é o câncer? Câncer pode ser definido como uma doença que é provocada pelo crescimento desordenado e descontrolado das células. 

 Mas, quais são as causas do Câncer? As causas podem ser divididas em internas e externas.
 A Hereditariedade é uma das causas internas responsável por cerca de 10% dos casos em adultos e as causas externas são responsáveis pelos outros 90% dos casos.
 É exemplo de uma causa externa: o tabagismo.
 O tabagismo é responsável por:  
  • 30% das mortes por câncer;
  •  90% das mortes por câncer de pulmão;
  •  25% das mortes por doença coronariana; 
  • 85% das mortes por doença obstrutiva crônica pulmonar;
  •  25% das mortes por doença cerebrovascular. 
O cigarro possui cerca de 4700 substâncias químicas diferentes encontradas na fumaça, como a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão.
A fumaça que sai da ponta do cigarro possui três vezes mais monóxido de carbono e nicotina e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas.
HÁBITOS ALIMENTARES:



 Existe relação entre o que comemos, bebemos e o risco de desenvolver câncer de mama, intestino grosso, próstata, esôfago e estômago.
Uma alimentação pobre em fibras, com alto teor de gordura e alto nível calórico está relacionada a um risco maior de desenvolver câncer.
Países com alto consumo de gordura apresentam um risco aumentado de câncer de cólon, reto, próstata e mama.
Por outro lado, países onde a conservação dos alimentos não é adequada apresentam um risco maior de câncer de estômago e esôfago.
A obesidade está relacionada com um risco aumentado de câncer de mama, endométrio e cólon.
Já outros estudos mostram que pacientes com câncer de mama apresentam uma diminuição de risco de 20% quando perdem cerca de 10% do peso corpóreo.
O QUE EVITAR?
Alimentos salgados e picles; Churrascos e defumados; Gorduras; Alimentos mofados.
ALIMENTOS QUE PROTEGEM:
Verduras; Frutas; Legumes; Cereais.
BEBIDAS ALCOÓLICAS:
É a segunda causa de mortes inevitáveis. Há evidências de que o consumo de álcool tenha efeito potencial de aumentar a incidência de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado e mama.
O consumo de bebidas alcoólicas aumenta em nove vezes o risco de câncer de boca e 35 vezes quando associado ao tabagismo. Entre mulheres, o risco de câncer de mama aumenta em 60% para as que consomem 15 gramas ou mais de álcool por dia.
O consumo excessivo de álcool está relacionado com 4% das mortes por câncer e 60-70% das mortes por câncer de língua, cavidade oral, faringe e esôfago.
RADIAÇÃO SOLAR:
A exposição excessiva ao sol é uma das principais causas de câncer de pele, principalmente por causa do ultravioleta. Os cânceres de pele relacionados à exposição solar são os basocelulares e espinocelulares pela intensidade da luz, enquanto o melanoma está relacionado  à exposição intermitente, principalmente na infância.
VÍRUS:
Certos comportamentos sexuais aumentam o risco de exposição ao vírus que podem originar Câncer e são sexualmente transmissíveis.
A precocidade do início da vida sexual, a falta de higiene e a multiplicidade de parceiros estão relacionados a maior risco de câncer de colo de útero e pênis.
Os principais vírus relacionados ao câncer são: herpesvírus (HPV), hepatite B e HIV quando associados com outros vírus.
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL:
Um grande número de substâncias químicas da indústria está relacionado ao aumento do risco de câncer em trabalhadores.
Asbesto, encontrado em telhas de amianto e tubulação, está relacionado com câncer de pulmão e pleura.
Alcatrão, encontrado em derivados do petróleo, leva ao câncer de pulmão e pele.
Aminas aromáticas, encontradas em tintas e agrotóxicos, levam ao câncer de bexiga.
Benzeno leva às neoplasias da medula óssea como leucemias.
Informações retiradas da FUJIDAY ONCOLOGIADOR
www.fujiday.com.br
DICAS PARA SEU BEM ESTAR:

As orientações a seguir foram elaboradas para que seu tratamento tenha melhores resultados e seu organismo tolere mais facilmente os medicamentos quimioterápicos.
  1. Evitar, se possível, a ingestão de alimentos crus ou cuja higienização seja precária nos primeiros sete dias após a quimioterapia ou enquanto durar a baixa imunidade;
  2. Alimente-se com comidas leves e de fácil digestão: sopas, purês, iogurtes, gelatinas, cremes e mingaus, evitando muitos alimento condimentados e temperados;
  3. Tome bastante líquido. A ingestão de líquidos estimula as idas ao banheiro e isso é positivo para o tratamento;
  4. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos durante o tratamento;
  5. Evitar ambientes fechados com aglomeração ou visitas a pessoas com diagnóstico de doenças infecciosas nos primeiros sete dias após a quimioterapia ou enquanto estiver com imunidade diminuída;
  6. Manter os medicamentos de uso habitual (medicamentos para diabetes e pressão alta, por exemplo);
  7. Em caso de febre (temperatura >37,8ºC), ligar IMEDIATAMENTE para o médico responsavel pelo seu tratamento;
  8. Em caso de queixas, que não melhorem com os medicamentos prescritos, ligar para o médico responsável pelo tratamento;
  9. Evite desgastes físicos intensos, como exercícios fortes e trabalhos cansativos;
  10. Em caso de urgência ou na vigência de queixas importantes na impossibilidade de contato com o médico responsável pelo seu tratamento, procurar o hospital mais próximo IMEDIATAMENTE;
  11. Aplique compressas frias no local de administração dos quimioterápicos nos dois dias seguintes à aplicação. Esse cuidado beneficia a recuperação do trajeto venosos.
Informações retiradas da FUJIDAY ONCOLOGIADOR
ww.fujiday.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário