terça-feira, 9 de junho de 2015

10 dicas para ecomizar combustível


10 dicas para economizar combustível em trilhas e trechos off-road

O POVO dá dicas de como se divertir no off-road e impactar menos no consumo de combustível
notícia 0 comentários
Carros para trilhas tendem a ser mais pesados, mais robustos, com motor mais potente. Por isso e outros motivos, o consumo de combustível pode ir às nuvens. Para evitar esse desgosto, é importante tomar alguns cuidados antes de pegar no volante.
Segundo Luiz Ivan, proprietário da oficina O Ivan, o carro que vai fazer uma trilha deve estar “fora de padrão”: as preocupações que se deve ter em uma trilha são diferentes das que se tem em uma situação normal. Caso contrário, o motorista poderá gastar mais do que o necessário de combustível e até comprometer o bom funcionamento do veículo.

Uma das principais recomendações é lembrar de ajustar a calibragem dos pneus de acordo com o terreno. Ivan conta que andar em uma trilha de areia sem a calibragem apropriada pode até danificar o motor, causando superaquecimento. Além disso, deve-se prestar atenção à velocidade: em percursos off-road, andar mais rápido do que o necessário pode aumentar o consumo de combustível.

É importante também lembrar de checar possíveis vazamentos. Cuidados simples como conferir se a tampa está adequadamente fechada podem prevenir um gasto desnecessário de combustível.

Ivan relata que acontece de motoristas irem fazer trilha sem a preparação adequada e aparecerem em sua oficina com problemas no carro – que poderiam facilmente ter sido evitados com medidas simples de prevenção. (Anderson Cid, Especial para O POVO, andersongurgel@opovo.com.br. colaborou Andreh Jonathas, andreh@opovo.com.br)

SERVIÇO

Automecânica O Ivan
Onde: Avenida Heráclito Graça, 1471
Telefone: (85) 3224-6795

Nenhum comentário:

Postar um comentário