quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ENVIRONMENT

 

 

  environment_friendly_twvdO8AHCAKX60OYCAX08MUNCAY8RRWSCAMYNJN2CAUI1ID1CAT2DB89CA3IZ34WCATINWW5CAOGSY6HCA56125ZCAV8RTDOCAHZXZ87CAX0I9B9CAYV56FJCATUMM5NCATXBJK1CA7J01DPCAPOJTOD

 

Nós, brasileiros, não nos damos conta do que significa a palavra inglesa “ENVIRONMENT” e desconhecemos outros léxicos da língua por total ignorância. Quem aqui, no Brasil, vai querer se importar ou dar pelo menos um pouco de atenção aos responsáveis da educação que tentam difundir a língua inglesa nas escolas com a finalidade de instruir, capacitar, direcionar alunos de escolas públicas para ações diretas a favor do aprender para ser e viver? Estamos vivendo em uma época em que se o mundo não andar para todos os rumos, as pessoas vão cada vez mais ficar a mercê dessa ignorância.

Precisamos saber que vivemos datas e momentos importantes das nossas vidas em que devemos analisar, estudar e compreender o porquê de suas existências. O fato é que estes acontecimentos não somente existem para nós como para o mundo inteiro. Quando falo mundo, refiro-me ao povo de várias nações com suas diversidades culturais, características próprias e línguas. Então você abre seu computador e quer se informar de algo que na sua língua não seja acessível. A alternativa é recorrerr a sites em outras línguas dominadas claro.

environment_day_graphics_02 Estou agora por exemplo buscando sites para melhorar minha performance no tema “MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS”. Quero atividades que possam ser aplicads ao nível de ensino fundamenal I na área da língua inglesa. O que encontrei com a palavra “ENVIRONMENT” foram materiais de grande riqueza para o ensino e a ludicidade de minhas crianças. Ao buscar em sites brasileiros, ou seja, na nossa língua de origem (portuguesa), pude me decepcionar com a pobreza dos sites que nada puderam me oferecer, a não ser, apenas e somente apenas muitos “CLICS” para outros sites que não me ajudaram em nada.

ENVIRONMENT  significa meio ambiente na nossa língua e a partir daí, foi possível conseguir muitas atividades para a sala de aula, inclusive “MOVIES”, “PRINTABLE WORKSHEETS” '”CROSS WORDS” “PUZZLE” , etc.

Quando falamos de meio ambiente, podemos remeter nossas idéias para What%20to%20do%20to%20protect%20your%20environment atividades como quebra-cabeças, caã-palavras, pinturas etc. Que tal escrevermos frases como “SAVE THE EARTH!”, “PLANT A TREE!”, “DON’T DESTROY THE NATURE!”, LET’S CARE OF THE PLANET!”. Estas são apenas algumas das boas idéias que guardo no meu repertório de atividades que possam ser aplicadas com sucesso para as crianças no ensino de língua inglesa. Por que não tentar?

Devemos explicar,antes, para as crianças o que é o meio ambiente, o que produzimos e destruímos no meio ambiente e o que pode ser recuperado, ou seja, reciclado. Caso você queira consultar atividades relacionadas com a reciclagem, use o link “RECYCLING ACTIVITIES FOR KIDS”, você com certeza irá encontrar um leque de ricas atividades para a sua sala de aula. Faça como eu, estude inglês para poder acessar estes sites, porque todos eles são escritos em inglês.

Como é gostoso você perguntar aos seus alunos a partir da educação infantil à quarta série, o que significa a pálavra '”POLLUTION”? e eles te responderem assim “POLUIÇÃO”. Ficamos muito felizes em ver nossos alunos aprenderem uma língua estrangeira, contudo isso só será possível com um bom planejamento em mãos emuitas pesquisas nos sites que oferecem um mundo gigantescos de coisas maravilhosas para fazermos brilhar em nossas salas-de-aula.

environment030421 Não podemos esquecer de que além de enfatizarmos bem sobre o conceito das palavras meio ambiente em português e inglês, temos que fazer a interenções ou questionamentos sobre tudo o que há na natureza, que cuidados podemos ter para sua preservação, como se sentem em um ambiente de conforto e paz. Como fazer sua paz? Perguntas, usando “RIGHT” e “WRONG” funcionam bem ao perguntar por por exemplo: “Jogar papel na sala de aula é “RIGHT” ou “WRONG”? Eles imediatamente te dão o retorno com a resposta “WRONG”. Isso é maravilhoso. Aproveite bem estas dicas para o ensino de língua inglesa, explorando este tema maravilhoso e importante até para nós que somos adultos e não nos conscientizamos de sermos responsáveis não apenas pela educação dos nossos meninos brasileiros, mas também em cuidarmos do nosso planeta junto com eles e quando estamos vivendo o nosso dia-a-dia familiar ou nas ruas. Digo isso porque sabemos que há muitos educadores que pregam o ensino verdadeiro aos alunos, mas na prática, não executam o que ensinam. Há muitos professores, diretores e coorodenadores que ao desembalar uma bala ou chicle dentro de um veículo, costumam arrebatadamente e porque não dizer, maleducadamente, atirar o papel para fora da janela do veículo. Como podemos nos intitular professores com essa conduta? Quando uso o pronome “NÓS” é porque eu não estou isenta de ter vivenciado cenas iguais a esta em algum período de tempo que eu não esteja lembrando, ou seja, posso também ser uma autora dessa mesma conduta.

Caros amigos professores de inglês, deixo aqui o meu recado final: vamos usar nossas inteligências e vamos tentar nos apoderar mais dessa ferramenta de ouro que é o computador, para que tenhamos sucesso e brilho na nossa prática pedagógica, para que nossos alunos possam chega rem casa e dizer para seus pais que hoje aprenderam que meio ambiente em inglês significa “ENVIRONMENT”, Você se sente orgulhosa ao saber que seu aluno está aprendendo um pouco com você aquilo que você ensinou ou está ensinando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário