sábado, 25 de dezembro de 2010

COMEMORAÇÕES NATALINA

 

 

estrela_de_natal

Entende-se que no dia 24 de dezembro todos devem aderir a uma festa tradicional, chamada NATAL. Claro, que antes, bem antes, o mercado de vendas a varejo invade a vida do povo brasileiro com divulgação de produtos natalinos para lucrarem mais cedo nas vendas.

O uso constante de compra e venda dessa natureza nos permite pensar que o brasileiro gosta mesmo é de gastar. Todos ficam encantados com as propagandas veiculadas na TV, nas revistas e jornais de circulação da cidade e começam a simpatizar com isso ou aquilo e pronto, já estamos com um projeto novo de compra.

arvore-natalina1-205x300

 

Primeiro, compraremos  nossa árvore de natal e a decoramos com as mais lindas bolas ou ornamentos coloridos para saciar o desejo e a satisfação de ter uma árvore de natal para ser mostrada à família, aos vizinhos, aos amigos, etc.

Em seguida, vamos comprar nossas roupas. Ah! Ía-me esquecendo. Tenho que comprar roupas para dá-las de presente aos amigos e família. Que tal, os MIMOS? Amigos secretos na escola, no trabalho. Que tal, aquelas sandálias para combinar com aqueles vestidos. Ah! acho melhor não repetir aquela bolsa, aqueles brincos, aquele relógio. Ah! Não posso esquecer que devo passar o natal mais feliz da minha vida. Vou viajar!!!

Para onde e com  quem e o que vou levar na viagem? Ah! Não posso esquecer!

V0LQCAGMN0B6CA465N80CAYRS0WVCAT7DVOUCADR1GGLCA7UBWK3CAPBR83SCA3SI6GICAULT60UCA7C1299CA0MHVTACANWOSDGCA3E77UVCA1BWTAJCAMB8N39CA4PNB7UCASMAYERCATK360M

Devo fazer as compras da ceia natalina! Devo comprar um peru, vinhos, uvas, sidras, frutas cristalizadas, panetone, as toalhas da mesa, enfim, tudo que merecer destaque numa mesa natalina.

 

As malas! O que devo levar nas malas? Roupas novas e acessórios de enfeite, de limpeza, maquiagem, presentes peru-natalpara dar, bebidas para comemorar. Tudo e muito mais. Vou pagar quanto pelas passagens aéreas ida e volta? E a passagem do meu companheiro? As noites que passaremos juntos, quanto custarão? Quanto custará o meu NATAL e o seu NATAL? Quanto custará o NATAL de quem já foi pobre e agora saiu da miséria e está querendo parecer que é rico? Quanto custa o NATAL de uma pessoa que está passando fome? Quanto custa o Natal de quem está entre a vida e a morte em cima de uma cama de hospital? Quanto custa o natal de quem ainda nem como-economizar-nas-compras-de-natal-300x279nasceu e de quem já morreu? Quanto custarão as festas de ano novo?

 

Quanto vão pagar estes povos que tem as cabeças voltadas para o comprar e o vender, o gastar e o ter, o querer ser besta e o querer ser fresco?  E QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL?

Será que o significado especial da noite de natal esteja na figura do papai noel, esteja nas árvores lindas de natal, esteja nas bolinhas iluminadas nas árvores de natal, esteja na roupa nova, no calçado novo, na viagem, na ceia, nas bebidas, no bolo de chocolate, no panetone, nas trocas de beijos e abraços, nos felizes NATAIS?

NÃO!

DECORA~1

Todos estão cegos e surdos. Não enxergam que no meio desse emaranhado de coisas novas, não encontramos o AMOR a DEUS e sim a vaidade, a luxúria, o querer parecer, o gostar de gastar, o querer ser besta. Digo mais. No meio do emaranhado de coisas compradas, destacamos coisas supérfulas que não nos servem para nada e só tem validade para o natal. Chega então janeiro e tudo começa de novo. Mas o amor a Deus nunca acaba e não tem data específica para ser festejado. Festeja-se o amor a CRisto pelo sentimento, pela união, pela solidariedade, pela justiça e pela paz entre os homens em todo o universo.

Jesus-religioso_779597551_0091

 

O nascimento de Cristo não exige que seja festejado com tantos supérfulos, não exige que se coma, por excelência um panetone, um peru e se beba bebidas exóticas e se vista nas melhores roupas. Não exige que se gaste e que se cumpra o prazer de se envaidecer com tantos gastos. O nascimento do menino Deus pede que se cruze os joelhos e que rezemos em oração e agradecimento por passarmos por esta data tão linda e tão religiosa. Jesus nasceu para nos dar alegria e não para nos deixar cheios de conta para pagarmos em janeiro do próximo ano.

 

QY23CAMKGSFXCAQ68PE8CAFKLWOZCA5906BWCA7H67ENCAUDA1DTCAZIRQU4CA3JEO2TCA00YUJ8CA6DI3L3CAHSF9HXCA9SNQ7KCAK5QYHPCA7244RWCACHZIX2CA02NKGVCAJ7VNDHCAHYDDY1

A história do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo é tratada com muito respeito e não levada na brincadeira do simplesmente encher a cara e passar a noite inteira se divertindo até o novo amanhecer, cheio de ressaca e muitas biritas na praia como fazem muitos brasileiros.

Como nós brasileiros temos o hábito ridículo de comemorar datas festivas sem mostrar interesse algum de entender o significado dessas datas, é notório e tradicional que nunca isso irá mudar. Sempre vão repetir esses festejos, entrando ano e saindo ano, sem terem consciência do valor da busca desses significados.

Mensagem Natal[1]

 

É importante frisar que toda a humanidade está contaminada pelo hábito vicioso de comprar e ter tudo o que querem, pois são manipulados pelo poder da barganha. O ser humano é doente e não se apercebe disso. A maior doença que assola o mundo é a aquisição de bens materiais. O homem não consegue se libertar dos bens consumidos por ele. É inevitável a compra daquela roupa em promoção na vitrine daquela loja no shopping. Os shoppings saem lucrando, aumentam suas vendas, empregam mais gentes, os bancos se esvaziam, as pessoas começam a contrair doenças provenientes da preocupação na hora do pagamento das contas.

papa_efe2

O homem sofre e alimenta seu sofrimento. Ele não reconhece ou não quer reconhecer que está errado, porque não consegue mais sobreviver sem. O homem é imperioso, é vaidoso, é egoísta, é besta. Nunca se sabe o que vem pela frente. às vezes, o irmão está passando necessidade, mas o outro não lhe ajuda porque o dinheiro que tem em mãos é para pagar a conta do mes passado que já esta em atraso.

Vocês já imaginaram como é fazer um natal diferente? Como os povos pobres passam seu natal? Não custa nada, absolutamente nada. Vivem na oração. Vivem ao lado de Deus. Vivem para Deus. Estes, sim. Entendem e reconhecem o significado verdadeiro do natal. Esse momento é único. Quem o viver, o terá para sempre. Quem passar por ele, vivendo espiritualmente, guardará doces lembranças. As pessoas que vivem na simplicidade são mais valorizadas e vivem mais saudável sem o estresse do dia a dia inventado pelo comércio.

feliz_natal

Portanto, amiguinhos leitores desse blog, deixo aqui o meu doce recado de conscientização: saiba como se prevenir contra essa doença do gastar.

Aqui vão algumas dicas. Façam como eu estou fazendo este ano. Não nego que eu também já adoeci mas já me curei.

1) Aproveite para se defender das comprar do final de ano, deixando projetar seus planos de negócios para o início do ano ano.

2) Não compre nada agora em dezembro e nem dê início a nenhum projeto de construção.

3) Quer comprar barato, deixe tudo para janeiro para pagar no início de fevereiro, pois os empresários de vendas póem tudo em liqueidação o que não foi vendido para o natal e ano novo.

4) Vista-se como pessoas simples, pois aquela roupinha guardada há bastante tempo no seu guarda-roupa poderá fazer sucesso numa noite de ano novo e as sandálias também.

5) Quer viajar ou comprar algo novo para casa, deixe tudo para depois do final de ano.

6) Endividar-se só deixará você doente, pois você terá uma sobrecarga de preocupação para o próximo ano.

7) Faça suas ceias natalinas ou o jantar de final de ano com comidas simples e poucas bebidas e tudo se sairá bem.

8) O mais importante de tudo isso é não deixar de cumprimentar os amigos e dar-lhes boas desculpas por não poder ter comprado presentes de amigo secretos ou lembrancinhas, etc.

9) Outra coisa importante é lembrar dos amigos mais distantes e dar um simples telefonema e desejar-lhes  felizes festas.

10) Falar do amor de Cristo é muito mais importante do que viajar e comprar coisas caras. Mostre-se que você não está disposta para diversão e que quer passar as festas em casa e tudos e resolve.

AVISO MUITO IMPORTANTE: para ter o significado verdadeiro da história do nascimento de cristo, leia a bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário