sábado, 8 de janeiro de 2011

FÉRIAS PRA QUE TE QUERO?

 

tumblr_ldj2liiL9P1qeo35y

 

Imagine um lugar ao sol, onde você pode deitar e rolar na areia, curtir as águas do mar e observar a natureza ao seu redor, respirando ar puro e comendo as comidas mais naturais do mundo!!!

Você não precisa arrumar as malas, comprar bilhetes aéreos e nem tampouco se preocupar em comprar coisas caras para levar nessa mala. Não será necessário, nem mesmo, ir muito longe e se ausentar dos entes queridos, deixando fortes saudades. Isso pode levar em torno de apenas uns 3 três dias no máximo e pronto, você estará de volta novamente ao velho lar.

 

ce-93

 

Imagine que lugar é este!!!! Você vai se amarrar no lugar e nunca mais vai deixar de visitá-lo. Não é em Fortaleza, não é nenhuma praia deserta e não é serra e nem tampouco uma cidadezinha qualquer do interior do Ceará. É muito mais, é nostalgia, é o paraíso, é o lugar mais formoso que Deus já inventou. É um lugar chamado CABRITOS. Fica próximo de LIMOEIRO DO NORTE, divisa com RIO GRANDE DO NORTE.

 

 

 

 

 

OgAAAFX32-mnzldpgdXOmk2piZXLXZWqKRV0uePYvHHbP5GxpmWW6_Z4QldGdYrm07DyRWciiZqYBfwO96m7jN_-T5kAm1T1UMsUBNiVdbNCb5jFY3Vt6OS7583W

 

Você já ouviu falar no AÇUDE CASTANHÂO? Pois é lá que estiveram minha família, nossos amigos  e eu nos dias que iniciaram janeiro de 2011.

Achei que nunca fosse gostar do lugar por não conhecê-lo e ter visto poucas fotos dele. Então, pessoalmente conhecendo esse fantástico lugar, você se apaixona e não quer mais nem sair de lá.

Conheci CABRITOS, terra da família da noiva de meu filho, e foi juntamente com eles que compartilhamos a beleza do lugar.

 

casta07-7

O que fizemos ao chegar lá? Pra começo de história, já chegamos na hora do almoço. Depois do almoço, fomos visitar os irmãos do pai da miinha futura nora e ao chegar lá, vimos e achamos o povo muito pacato, simpático e atencioso para conosco. Nos receberam bem, trataram-nos bem, claro que não deixaram de nos servir o tempo todo com os comensais. Torta de morangos no interior, que CHIC!!! E o almoço que foi carne do sol desfiada, peixe assado e um baião de dois, hum!!!!!!!!!

comportas

Fomos visitar o açude Castanhão e o que vimos lá foi um cenário de muito prazer e de muita beleza que nos enche os olhos de tantas maravilhas, o ar puro recebido na barragem do açude, contemplando a paisagem natural das águas, deixa-nos com os pulmões bem energizados.

E o arco íris que encontramos por lá? LINDO!!!! O encontro do sol com as águas saindo das comportas das paredes do açude. Águas estas que vão desaguar no rio que é outra maravilha de encanto que nos deixa perplexo.

Fotos, tiramos bastantes fotos para relembrar estes momentos encantadores para sempre e com muitas saudades. Sacamos fotos com a família próximo das paredes do açude onde tem o maior reservatório de água. Bem no meio dele há uma ilha abandonada, parece que tem umas casinhas e moradores nesta ilha, incrível, mas eu simplesmente adorei tudo.

4554819851_6231e2f368 FOTO 11

Sacamos fotos também no museu. LINDO!!! Cheio de histórias do lugar, é muito mítico.

4554826635_4cbdc962c6

Há peixes enormes nos áquários, há uma maquete de toda a região, delineando em boas linhas artísticas as terras, as paisagens verdes, as casas dos pescadores e moradores comuns, enfim, tudo esplenderoso.

4554841007_d36729546c

Existe, no museu, uma pedra que se você fechar apenas um olho, deixando o outro aberto, você verá, à luz do sol, uma frase que determina o fim do mundo. Incrível! Testamos por meio desse exercício e conseguimos ver as letras bem cravadas na pedra. É realmente verdadeiro.

V4XQCABYYF76CAQ09BFJCAEPZ3PZCAAR2XG1CAL9GLNHCAUUKM8VCAEVJ902CARSLZYZCABG9LC0CAPWADN2CAWZN064CAB05ATVCAEPYT56CAJAUVTBCAAKQ7NOCAG6TB83CA5K830ICAT3A6I5

Fomos até o local de venda de peixes de tilápia e cará. `Lá é considerado o cativeiro dos peixes em gaiolas. Os pescadores se deslocam de barcos até as gaiolas e trazem em um cesto enorme os peixes para o cliente. Mata os peixes nos olhos do cliente e os pesa ali mesmo, o dinheiro é recebido e prontamente os peixes são vendidos para serem consumidos a um preço aproximado de seis reais o quilo.

GFIDCAEWJGH1CA0VB4VUCA7YV9LICA5Q2Z14CAL4ZTVTCA6STH56CA6G37RJCAEW0QYWCA0X1WRNCA7LJ60TCAS4FBMJCAYXQEOXCAXX96GXCA8I26LDCAUVMCDTCAUN8CXRCAKAUKXXCAJZ3F0U

 

De lá fomos até o rio castanhão. Este é o local onde as pessoas conseguem banhar-se e ousar-se nas aventuras de um tobogan natural que lhe deixa em seguida, arrastado pelas águas, até um local raso coberto de areia e pouca água.

84TKCAX8C6XFCAYPHFVRCA6G5NMGCA8ZPEG4CAI8L0YZCAMCHSCDCAJRTDDXCA67GZQ5CAEU9C3HCAYNG812CACG5S7PCAAW416GCA01M71NCAXQMLW7CAP9G50ECA4TYCLOCACXK1X7CAZGEJHP

 

Lá há umas estruturas de barracas que ao serem vestidas com as lonas, viram-se barracas de verdade para acolher o banhista, protegendo-o do sol. Nesse lugar, curtimos o som do carro em alto volume, tomamos uma cervejinha, curtimos o banho nas águas geladinhas e transparentes. Ao entardecer, mesmo o sol estando quente na pele, a água do rio não sofreu tanta influência, pois nos agradou bastante ficar dentro dela té o final da tarde. 

 OgAAALQw-2-WqB39Bs6ofxozLppuaynF_EYza_JhBbZZhnKZO9bac2u5qlmiCqIflIb38qCoutP2rDt4_gc7SZYK6WEAm1T1UORj1FJogkcQlHCHcXhISWAKL4EM

Fotos! Foram tiradas todas com o rio. A gente pode ver uma passagem de pedestre e de carro que separa os dois lados do rio. Soubemos que no inverno, esta passagem fica totalmente coberta pelas águas.

Brincamos a valer na água, as crianças de bola e de pular, uma criança encontrou pequenas tartarugas enterradas na areia, lá voce ainda encontra as tradicionais pedras de lavar roupa na beira do rio. Há até os locais de corar a roupa.

 

35ZRCAOZA3V1CAZE9EK9CA5R44AGCAJ0PIHFCAHPF101CAWG9LD3CA0G21LKCAD7TD8NCACBRTY1CA4OX9SKCAH64QGYCA3TKXVQCAR62BB5CA0DW555CA0L3UNFCAS9W4STCAGJZR2TCAOHWHLN

Cavalo você vê com frequência neste lugar, vacas também, ovelhas. Vimos coelhos de verdade!!! Incrível!!!

À noitinha, tivemos os passantes. Se você decide sair pelas cidades do interior e não passar em todas as casas da família ou amigos, você é taxado como o safado. Logo mais sua visita é cobrada e a pessoa fica insatisfeita com você. Ocorreu-nos que tínhamos que passar em frente a casa das primas do pai de minha nora. Foi uma passagem execelente. A princípio, ele nos falou que se não passássemos lá, elas ficariam zangadas com ele. Então assim o fizemos. passamos e o pior, ficamos, porque lá é um lugar muito gostoso de ficar. As pessoas são muito acolhedoras. Nos abraçaram, nos deram alimentos, desejaram-nos feliz ano novo e até nos agradeçeram por nossa visita. Foi tudo de bom. Eu amei tudo.

untitled3

Pois bem, ao chegarmos de volta na casa dos pais da mãe da minha futura nora, jantamos um pouquinho da galinha caipira e nos mandamos para JAGUARIBARA. E lá chegando, tivemos um momento muito gostoso. Reunimos 4 mesas a espera de 6 pizzas de vários sabores. Estas demoraram muito para aparecer, mas ao chegarem às mesas, foram todas devoradas com muita fome. Enquanto as pizzas não saíam, ficamos conversando muitas besteiras e tomando cerveja. Foi tudo legal!!!

Lembro-me bem que em uma das nossas noites (a primeira) na casa da família onde nos apoiamos, jantamos uma lazanha que vou te contar! Gostosa demais viu! E nessa mesma noite, tivemos o som do carro em alto volume, ouvindo músicas antigas, rolou cerveja e até um forrózinho legal.

Chegou a hora de atarem as redes no alpendre, muitas brincadeiras, fofocas, piadinhas e até de mau gosto. Houve jogos de baralho, de dominó e tudo mais. O cafézinho era sagrado e chegava nos momentos mais apropriados: na hora do dominó, na hora da boa conversa para quebrar o gelo e aquecer a noite.

comportas

Ao amanhecer do último dia, tivemos a triste notícia que tínhamos que partir. Era chegada a hora de irmos embora e não nos agradou saber disso. Vamos já desarrumar tudo e pôr tudo nos carros e nos despedir e sair rumo à Fortaleza de volta para nossos lares.

É com profundo pesar que chego em casa e deixo pra trás um lugar tão aprazível que é CABRITOS. Espero qualquer outro tempo desses poder ter a oportunidade de voltar lá e repetir tudo novamente.

 

Esse momento representou para mim um período das minhas férias em três dias. E para você que não tem mais opção de lazer o que pensa depois de ler esta matéria? Está pronto para conhecer CABRITOS? Você irá adorar como eu. Siga o mesmo trajeto, a mesma rota, o mesmo itinerário, o mesmo programa de férias: visite CABRITOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário