terça-feira, 23 de agosto de 2011

VIVÊNCIAS DE LEITURA E ARTE DA TURMINHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SDC12041

Tia Audenir é muito criativa em relação a saber aproveitar material que poderia ser jogado no lixo, como caixas de fósforos, por exemplo. Ela as reciclou, transformando-as em brinquedos de crianças que se movimentam e tem funções divertidas igualmente aos brinquedos industrializados. Vejam só o que se passou em sua mente em criar o CARRO CONTROLE REMOTO. Claro que os alunos tiveram sua participação na montagem desses brinquedos. Olhem os nomes dos autores escritos em letras bem grandes!

 

SDC12042

E dando continuidade às obras de arte da tia Audenir, este aqui é o CARRO-ROBÔ, montado pelo Isaac. A data do evento, como podemos ver, foi no dia 8 de agosto de 2011. Pois não é que ficou igualzinho a um robô de verdade!

SDC12046

Agora é chegada a vez da arte da leitura e como não poderia deixar de faltar: LIVROS!!!!!!! Eis aqui um amontoado de livros a bambão para que as crianças tenham a liberdade de escolher e vivenciar sua leitura ocular, viajar no imaginário de suas fantasias para em seguida, transformar no seu mundo real de coisas belas o que foi visto nos livros.

SDC12047

Já começaram a despertar o interesse pela busca do mexer e mexer até achar o que é mais significativo para eles. É impressionante  o comportamento desses meninos, pois parecem bem obedientes e disciplinados.

SDC12048

Estão chegando mais meninos até à mesa dos livros. Isso signifca que eles estão se sentindo atraídos pela beleza da capa dos livros.

SDC12049

Agora é a vez desses dois apreciar a beleza que está nos livros, para em seguida manuseá-los. O processo da leitura se instala a partir do primeiro contato com a capa do livro.

SDC12050 

Todos tiveram a oportunidade de ter esse contato com os livros. Parece um encontro com Deus. Ler é uma atividade que enaltece o homem e transforma o mundo. As crianças são os primeiros seres a experimentarem essa atividade com prazer, para mais tarde, poderem captar o mundo com mais lucidez e responsabilidade.

SDC12051

Nos comove ver momentos como este. Incrível como eles se organizam e seguem obedientes os comandos das tias. E o que estão fazendo todos sentados ao pé da parede? LENDO, claro!!!!

 

SDC12052

A indecisão é notada na hora da escolha, devido a quantidade diversificada de livros para serem escolhidos. Aqui eles podiam repetir leituras e fazer as trocas de livros.

SDC12055

Agora é chegada a vez dessas três princesinhas escolherem seus livros. Olhem por trás delas a quantidade de garotos no chão, lendo e bem concentrados. Que lindo!!!!!!!!!!

SDC12056

Quem foi quem disse que crianças da educação infantil não sabem ler? Mentira! Elas lêem com o coração e com a imaginação. Elas mergulham nos desenhos, enchem-se de ânimo e se transformam num personagem que acabou de lhe encher os olhos no mundo colorido de letras e figuras.

SDC12058

Que momento lindo! Todos se encantam com as gravuras e folheiam as páginas dos livros como quem vive anos de existência de paz e de fantasia.

SDC12059

Ler também é cultura e dar a estes alunos a autonomia de serem cidadãos responsáveis, perante a leitura e o manuseio correto dos livros é o mesmo que proporcionar a eles o direito à liberdade num mundo democrático do saber.

SDC12062

Até para ler hoje em dia é mais que necessário termos parceiros, para nos acompanhar numa boa leitura. Estes crachás marcam esta autonomia que os alunos tem para lerem em parceria uns com os outros, formando, dessa forma, um círculo da boa amizade de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário