sexta-feira, 23 de julho de 2010

a cidade do lula se prepara para receber o presidente

Lula - Caetés

Dona Estelina Liberato (esquerda) e dona
Nilsa Pereira dizem ter conhecido Lula
quando presidente ainda morava em Caetés
(Foto: Robson Bonin/G1)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta sexta-feira (23) sua terra natal, Caetés (PE). É a segunda vez que ele vai à cidade desde o início do primeiro mandato, em 2003. Será também a última visita de Lula à terra natal no governo. Por volta de 17h30, o presidente lança o programa "Um Computador por Aluno", que prevê a distribuição de um laptop para cada estudante e professor da escola pública. No palco montado para a cerimônia, ele vai receber 20 familiares em uma homenagem.

Para receber seu “filho ilustre”, faixas foram posicionadas em pontos estratégicos de Caetés. “Lula é o cara e Caetés é a cara de Lula”, diz uma faixa.  “Lula, o orgulho de Caetés é tê-lo como filho”, diz outra. Desde as primeiras horas da tarde desta sexta, moradores da cidade se aglomeram no centro de convenção da cidade para esperar pelo presidente. Ao longo de todo o dia, rádios convocam a população para receber Lula. “Venha prestigiar o filho ilustre de Caetés”, diz um comercial do Ministério da Educação.

saiba mais

O presidente saiu da cidade onde nasceu com sete anos de idade. Hoje, aos 64, ainda é lembrado pelos moradores que conviveram com ele no passado. Dona Nilsa Pereira da Silva, de 70 anos, conheceu a família de Lula no trabalho, em uma casa de farinha. Segundo ela, Caetés mudou totalmente desde 2003.

“É difícil conseguir ver ele agora que ficou rico, mas ele fez um bom governo para Caetés e acho que ele vai ganhar as eleições com quem ele indicar. Acho que essa mulher que ele indicou vai ganhar”, disse. Dona Nilsa, que tem dez filhos, disse que conseguiu os familiares e vizinhos votos para Lula nas últimas duas eleições.

Dona Estelina Liberato da Silva, de 70 anos, disse que também ajudou a eleger o atual presidente com os votos de seus seis filhos. Ela lembra da infância sofrida de Lula. “O que ele conta nas reportagens é tudo verdade. Ele acordava cedo e tomava café com farinha para trabalhar. Lula sabe o que sofreu e sabe que a gente sofre também. É pessoa da nossa terra. Quem ele indicou vai fazer um bom governo para Caetés”, afirmou.

Com a visita do presidente, o policiamento na cidade foi reforçado e algumas ruas receberam reparos. Lula fica em Caetés até por volta de 19h, quando parte para Garanhuns, município vizinho. Lá ele se reúne com Dilma e lideranças locais.

Garanhuns está em clima de festa por causa do festival de inverno que acontece na cidade. Por volta das 22h, Lula e Dilma devem fazer um comício no palco montado no centro da cidade, onde a banda Paralamas do Sucesso deve comandar um show para cerca de 70 mil pessoas, segundo dados da polícia. Cabos eleitorais do PT foram deslocados para a cidade para reforçar a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário