sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL 2011- ALEGRA FOLIÕES FORTALEZENSES

2011_RioCarnaval_logo_branco_com_brilho

 

Quem nunca ouviu falar na frase- chavão “Só em outros carnavais!”? Esse dito nos remete para um único significado: todos os anos há festa de carnaval desde os primórdios da nossa geração.

 

carnaval-2011

 

Ja instituímos que esta festa deve ser celebrada anualmente e está no calendário dos homens, com data provável entre os mesmes de fevereiro e março. O que fazem as pessoas que brincam o carnaval? Elas se divertem, vão às ruas ver o maracatu, os blocos dos sujos, as palhaçadas, as escolas de samba, etc.

 

 

São ao todo 4 dias de pura folia e diversão, sem contar com o tempo de descanso que o folião ganha no trabalho. Muitos viajam, tomando rumo aos seus interiores para ver e rever familiares. Ficam tão loucos (excitados) de tal forma que se agitam, ficam loucos, a cidade se agita inteirinha, o trânsito fica mais tempestuoso, parece que os carros não saem do lugar, e apesar disso, ainda existe a imprudência de alguns motoristas, causando distúrbio pra comunidade fortalezense.

Na realidade, é mais uma festa de se queimar dinheiro, igual a do natal e a do ano novo. As pessoas são muito iludidas e, entre elas estão as crianças, que na escola, recebem atividades voltadas para o carnaval e ainda participam das festinhas movimentadas pelas tias, incluindo fantasias, confecção de máscaras e brincadeiras ao som das marchinhas carnavalescas.

Iguais as demais festas que contemplam muitos dias de feriados, o carnaval é mais uma festa na qual não há pensadores a respeito do seu significado. Ao contrário, é uma passagem de muita folia, liberdade humana que concede direitos de brincar, sem limites, fazendo uso de bebidas alcóolicas, alimentando-se aleatoriamente e dormindo pouco, acarretando males ao organismo humano e consequentemente ao físico e mente.

201877-9593-ga

Os foliões, regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração, num ato de total entrega, transe e êxtase, de liberação de todas as tensões reprimidas realizam todas as suas fantasias, desejos e instintos animais e carnais na esperança ilusória de poderem neste curto espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus, às suas luxurias e concupiscências, afinal, no Carnaval tudo é permitido/liberado, na ignorância de que na quarta-feira de cinzas confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas em suas testas, terão os seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Biblicamente,o assunto carnaval nos traz muitas controvérsias. Segundo historiadores, o carnaval éa festa da carne, do sexo, da alegria exarcerbada, da explosão de liberdade, sem se dar conta do pensar divino vivo. Estamos próximo da páscoa e as pessoas comemoram a carne pela privação que vão passar nesta época. Acontece que todos  os sentimentos reprimidos são expurgados nos 4 dias de pura folia, mas é na quarta-feira de cinzas que as pessoas que pecaram tanto no carnaval vão receber as cinza para escapar dos castigos e serem perdoados. Isso inquieta algumas pessoas que refletem essa prática, se deve ou não brincar o carnaval. Muitas respeitam essas controvérsias e se privam dessa festa, resguardando-se em seus lares com suas famílias em pacata sitauação de vida: não brincam e nem mesmo participam dos desfiles das escolas de samba na TV. Ao contrário, põem-se a orar a Deus, pedindo bênçãos àqueles que erram, caindo na folia.

 

Enfim, esta é uma festa do povo, de várias religiões, de várias culturas, de várias regiões do mundo que atrai pessoas do mundo inteiro e muitas volúpias sexuais, bem como, a vontade descontrolada de gastos com bebidas e fantasias, e por que não dizer, com viagens. Para muitos, ela é considerada a festa do diabo, do satanás e para outros é uma necessidade que o corpo tem para liberar as energias negativas. Tolos são aqueles que não souberem aproveitar esses dias maravilhosos para viverem encantamentos e tranquilidade familiares, sem sofrer desgastes financeiros e de saúde, seja ela, orgânica, mental, física ou moral.

Eu vou preferi aderir ao modo pacato de viver meu carnaval em uma praia deserta depois do carnaval. Vou em busca de uma natureza primitiva, para contemplar o belo e reforçar os pulmões, respirando bons ares, dormir bem, para oxigenar o cérebro para quando eu volta ao trabalho, ter uma volta feliz e cheia de boas histórias para serem contadas. Este será o meu carnaval. Será um carnaval sem fantasias, sem purpurina e confetes, sem máscaras, sem cerveja, sem suor e sim, um carnaval repleto de iluminação da minha alma, espiritualmente falando, repleto de gozo espiritual e cheio de bênçãos.

 

277309

Eu vou até a CANOA QUEBRADA, com minha família, na quarta-feira de cinzas, em busca de um lazer mais saudável. Vou em busca de uma praia, de um chalézinho, de uma redinha ao ar livre, de uma água de coco, de uma boa noite de sono, de uma curtição alimentar saudável e um joguinho familiar, caseiro “o baralho UNO”. Tudo isso vai marcar meu carnaval 2011 e espero que Deus esteja nos guardando nestes dias e nos dê realmente muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário