quarta-feira, 26 de novembro de 2014

20 PÉSSIMOS HÁBITOS QUE DANIFICAM SEU CARRO

Você quer que seu carro tenha vida útil de muitos anos sem sofrer muitos desgastes? Se sua reposta for sim, veja abaixo esses maus hábitos e reconheça se você pratica alguns deles. Hoje, mesmo, você vai aprender a lição e saber o que pode ou não fazer para que seu carro tenha mais vida útil. Você quer ter tranquilidade para fazer uma viagem em paz? Nunca deixe de monitorar os eu carro. Aqui vão algumas dicas para que você faça uma viagem sempre feliz com retorno feliz.
E mais....

e muito mais...


Um carro de passeio é projetado para resistir a condições adversas, como calor, frio, cargas pesadas e longas distâncias. Mas alguns maus hábitos diários simplesmente reduzem a vida útil do conjunto. Ainda por cima, fazem você gastar dinheiro desnecessariamente com revisões e consumo extra
de combustível.


Alguns cuidados devem ser tomados para evitar perdas, mesmo se o carro não estiver em uso. De acordo com André Bueno, professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), girar o volante com o carro parado pode causar folgas na direção e desgaste nos pneus. “Na mesma situação, também não se deve acionar os freios, pois pisar no pedal com o carro parado afeta a câmara de vácuo do sistema, o que se reflete no aumento do consumo de combustível”, explica.

Ainda estacionado, o carro deve estar com todas as rodas no mesmo nível. Ou seja, nada de subir a calçada nem deixar o pneu apoiado no meio-fio. “É um hábito muito comum e que pode inclusive render uma multa. É melhor rodar um pouco mais e encontrar um lugar melhor para estacionar, pois o peso do caso sobre as rodas desalinhadas força as estruturas do pneu e abrevia o tempo de uso, além de alterar a suspensão e o monobloco”, aponta Hamilton Cavalcante, gerente da Gerardo Bastos.

Vale lembrar que estacionar o carro em uma sombra, além de proporcionar maior conforto para os passageiros, preserva a pintura do automóvel. Outro benefício é a redução do consumo de combustível, na medida em que o ar condicionado é menos sobrecarregado para reduzir a temperatura interna.

Hora de ligar
Após dar a partida, espere que todas as luzes do painel acendam e apaguem, indicando que o sistema reconheceu bem todos os comandos do veículo e a bomba de combustível foi ativada corretamente. “O carro faz uma espécie de checklist para certificar o funcionamento de vários itens. Ligá-lo de qualquer jeito, principalmente logo pela manhã, pode desgastar a bateria. É por este mesmo motivo que não se deve ligar o ar condicionado ou o som antes desse procedimento”, afirma Paulinho de Carvalho, chefe de oficina da Beto’s Car.


TOME JEITO

Melhor não fazer

1. PENDURAR MUITAS CHAVES NO CHAVEIRO DO CARRO
O peso extra pode causar folga no cilindro da chave e prejudicar a ignição



2. INSTALAR BAGAGEIROS NO TETO
Eles prejudicam a aerodinâmica e aumentam o consumo de combustível


3. RODAR COM OS VIDROS ABERTOS EM ESTRADAS

Em velocidades superiores a 70 km/h, o vento entra pelas janelas e segura o veículo no chão, o que exige mais do motor


4. APOIAR O PÉ NO PEDAL DA EMBREAGEM ENQUANTO DIRIGE

A pressão exercida no conjunto mecânico, mesmo pequena, acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%. Apoiar o pé no pedal da embreagem para descansar ou deixar acionado durante o semáforo fechado, colabora para o desgaste do seu carro.

5. APOIAR A MÃO NO CÂMBIO
O peso faz os garfos de câmbio perderem a forma, tornando os engates cada vez piores. A falta da manutenção preventiva e a forma como o motorista conduz o veículo pode desgastar mais rápido as peças e gerar manutenção precoce do automóvel. Tal hábito acaba por forçar o trambulador, peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão, desgastando seus terminais.

6. DESLIGAR O CARRO COM SOM E AR LIGADOS
Quando ligar novamente, o motor vai dar um “tranco”, o que aumenta o consumo de combustível


7. ANDAR COM O TANQUE NA RESERVA
Quando o nível de combustível fica muito baixo, a bomba trabalha com menos lubrificação e maior temperatura, o que prejudica a sua vida útil. Ao andar com o combustível na reserva, a troca de calor necessária entre o combustível e o motor elétrico não ocorre e ocasiona superaquecimentos frequentes.

8. ANDAR DESENGRENADO EM DESCIDAS
Andar “na banguela” gera desgaste excessivo nas pastilhas e discos de freio. O correto é utilizar o freio a motor


9. ACELERAR FORTE LOGO QUE O MOTOR PEGA

O lubrificante ainda não teve tempo de banhar as peças, o que causa atrito entre elas


10. FAZER A TROCA DE MARCHA ANTES DA HORA
Dirigir com o giro do motor baixo faz o carro gastar mais gasolina e ainda pode quebrar o disco de engrenagem




11. Verificar o nível do fluído dos freios é um hábito pouco praticado pelos motoristas, mas que deveria fazer parte da rotina.
12.Ao substituir os pneus, tenha certeza que eles são do tipo e tamanho corretos para seu veículo. Verifique maiores detalhes no seu manual.
 13.A pressão baixa dos pneus aumenta a resistência no deslocamento do veículo e, consequentemente, o consumo de combustível, além de desgastar os pneus.

14. O cuidado do carro passa, não só pela revisão e direção defensiva do condutor, mas também, por algumas boas práticas que evitam o desgaste precoce.
15. As pastilhas de freios estão entre os itens que se desgastam com maior facilidade.
16. O sistema de freios é um item de segurança do veículo. Ele é formado por componentes de fricção e de sistema hidráulico.
17. Dirigir com o braço fora da janela do carro o risco de não conseguir fazer manobra reduz as chances de segurança do condutor e do veículo.
18. Deixar de fazer a manutenção do seu carro aumenta cada vez mais o consumo.
19. Passar o carro no quebra-molas, atravessando uma roda só por vez, provoca desgaste na suspensão. E por falar em suspensão, leia as informações sobre esse assunto:

20. Conduzir o carro em ponto morto em longas descidas prejudica seu carro.


FONTES: André Bueno (UFC)/ Hamilton Cavalcante (Gerardo Bastos)/ Paulinho de Carvalho (Beto’s Car)l

Nenhum comentário:

Postar um comentário