domingo, 9 de novembro de 2014


Novembro: Mês da Prevenção contra o câncer de próstata

 

Após realizar um trabalho de conscientização sobre o Câncer de Mama através do Outubro Rosa, o Centro de Quimioterapia adere a campanha nacional de combate e prevenção ao Câncer de Próstata durante esse mês conhecido como Novembro Azul.
Se o Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, internacionalmente, a ação contra o câncer de mama, no Novembro Azul, o bigode entra em cena. A fundação Movember promove um evento para conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata e outras doenças masculinas. O nome da entidade é uma brincadeira com as palavras “moustache” ou “mo”, “bigode” em inglês, e o nome do mês.




Movember nasceu em 2003, em um pub em Melbourne, na Austrália, após um grupo de homens tinha sido inspirado pelo movimento de saúde da mulher e tentou “mudar a cara da saúde dos homens” por incentivar homens a intervir em sua saúde e falar sobre a questão. No primeiro ano da Movember, 30 homens australianas vestiu bigodes em uma tentativa de obter a nação falando sobre o câncer de próstata e depressão entre os homens. Enquanto o grupo não levantar quaisquer fundos, sensibilização certamente e cinco anos mais tarde, em 2008, mais de n/a pessoas de Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido participaram Movember eventos em todo o globo. Até à data, mais de AU$ 60 milhões foi levantada para parceiros de saúde masculina da Movember, que sensibilizar para e apoiar homens vivendo com câncer de próstata ou depressão. Em 2009, o irlandês irá juntar-se as celebrações Movember e ajudar a obter homens falando sobre esses dois problemas de saúde “peludos”.




De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, e o sexto mais comum no mundo, representando 10% dos casos da doença. É considerado um câncer de terceira idade, pois a maior parte dos casos corresponde a homens com mais de 65 anos. Nos últimos anos tem se observado um aumento nos casos da doença, fato atribuído ao avanço dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida da população. O que significa que os casos são detectados precocemente, aumentando as chances de cura. A previsão do INCA, é que no ano de 2012 serão diagnosticados mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil. A instituição alerta para alguns fatores de risco sobre esse tipo de câncer, pois a incidência de casos e o percentual de mortalidade aumenta quando o paciente possui mais de 50 anos. Como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar. Homens cujo pai, ou irmãos, já tiveram a doença têm chances maiores de desenvolver o tumor. Os hábitos alimentares e o estilo de vida da pessoa também são fatores importantes a serem observados.
Fonte:
www.movember.com






A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.





No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Estimativa de novos casos: 68.800 (2014)

Número de mortes: 13.129 (2011 - SIM)

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
Depois da leitura dessa matéria, vocês, homens do mundo inteiro, não vão se permitir que a morte lhes domine por uma consequência cancerosa, vão? Vamos evitar o câncer de próstata, cuidando-se, indo ao urologista anualmente e não deixando de fazer os exames de prevenção. Não tenham receio do exame. Afinal de contas, ele é indolor, ele não diminui sua masculinidade, ele não lhe afetará psicologicamente. Ao contrário, ele só lhe trará um diagnóstico precoce para um tratamento antecipado, caso o resultado seja positivo. Se o resultado for negativo, melhor ainda. É nessas horas, que você que é homem pode se dar ao luxo de comemorar. Está esperando pelo quê? Corra! Marque sua consulta neste mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário