quinta-feira, 13 de novembro de 2014

AUTOMEDICAÇÃO


O conhecimento dos médicos é trocado pelo do farmacêutico. Quem nunca escutou alguém dizer assim "Às vezes, o farmacêutico sabe mais que um médico .", "Vá lá na farmácia e pergunte ao farmacêutico o que é bom para curar as dores de cabeça." e por aí vai...e quando tudo dá certo é sorte mesmo, mas quando tudo dá errado, "Esse farmacêutico lá sabe de nada."Normalmente, corre-se para outra farmácia, tornando-se um ciclo vicioso.
 
  Porém, tudo em excesso pode-nos fazer mal. Para economizar alguns tostões ou nosso precioso tempo acomodamo-nos e não queremos pagar uma consulta médica e nem perder tempo em filas de hospitais ou de consultórios médicos. O comodismo e a confiança absoluta no farmacêutico nos levam a pagar um preço muito alto. Esse preço alto é, nada mais, nada menos que os riscos crescentes da automedicação.
 Ingerimos medicamentos por conta própria sem ao menos, sabermos para que servem esses medicamentos. Às vezes, um medicamento é indicado para uma enfermidade, mas também pode ser indicado para tantas outras que não nos damos conta de que indiretamente, ao ingerimos um medicamento por nossa conta, estamos interferindo no nosso metabolismo inteiro. Muitas das vezes, não percebemos que um medicamento tomado aleatoriamente poderá agravar ou ativar outras doenças que o corpo se expõe. Não devemos negligenciar nossa saúde, tomando medicamentos de modo abusivo, porque seus efeitos podem desencadear sucessivas doenças e comprometer a nossa saúde. Às vezes, ocorre aquela tossezinha persistente que você acha que é garganta inflamada, que é uma sinusite, que é uma gripe mal curada, que é uma alergia e por aí vai...Então, você se arrisca a tomar sempre o mesmo medicamento que tomou da última vez e que foi ótimo o resultado. Saiba que seu corpo pode criar uma certa resistência a uma medicação que é administrada repetidas vezes. Pensando assim, é melhor não se arriscar tanto e procurar o médico.

  Mas afinal de contas, o que é mesmo a AUTOMEDICAÇÂO?
 Você tem abaixo 5 motivos para NÂO se automedicar.




Estudos realizados mostram que 90% das pessoas entrevistadas realizaram automedicação; 51% dos brasileiros usam medicamentos por pessoas não qualificadas; e 44% desses medicamentos comprados livremente deveriam ter apresentação obrigatória de receitas.




Nunca troque o conhecimento do médico pelo de um balconista de farmácia.  Vamos respeitar a prescrição médica e a adesão ao tratamento médico. Abaixo, seguem alguns conselhos úteis para que você seja mais consciente dos perigos sobre a automedicação, procurando um profissional da saúde para garantir sua tranquilidade.
  • O momento da consulta médica é sempre uma excelente oportunidade para você tirar suas dúvidas, tanto em relação ao seu problema de saúde, como em relação ao tratamento.
  • Seu médico avaliou seu caso com cuidado e decidiu pelo tratamento mais adequado para você. Portanto, no momento da compra, não troque o medicamento prescrito pelo médico sem consultá-lo. Afinal, ele estudou muitos anos para escolher o melhor tratamento para você.
  • Caso não encontre o medicamento prescrito, sempre pesquise em mais de uma farmácia e consulte seu médico. Ele poderá orientá-lo (a) sobre qual a melhor opção para substituir o medicamento não encontrado.
  • Siga sempre todas as orientações recebidas, pois isso contribuirá para que você tenha o melhor resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário