segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PROFISSÕES QUE JÁ DESAPARECERAM


PROFISSÕES

QUE DESAPARECERAM

Sabemos que a tecnologia veio para, realmente, substituir o homem  e isso já fora dito bem antes de tal fenômeno acontecer. Nesse período, cogitava-se que a máquina não poderia substituir o homem, pelo simples fato de que o homem era mais aperfeiçoado que as máquinas. Com esse pensamento, as máquinas poderiam dar problemas nas suas engrenagens enquanto que o homem a cada dia que passava, cada vez mais melhoraria seu desempenho funcional. Entretanto, o que podemos ter de certeza nos dias de hoje, é que a primeira teoria está sendo posta em prática e olha que não é uma prática empírica e sim uma prática que se caracteriza como bem funcional e até mesmo exitosa.  Por essa razão, muitos estão perdendo seus empregos por não serem mais solícitos em suas funções.  .
 O mercado de trabalho evolui com o tempo e algumas profissões vão desaparecendo ao passo que outras surgem. Veja abaixo, as profissões que já desapareceram do comércio e as que irão desaparecer.

1. DATILÓGRAFO
Até meados da década de 1980, o datilógrafo era imprescindível nos escritórios. Os computadores fizeram com que a profissão evoluísse e muitos se tornaram digitadores.


2. ARMADORES DE PINOS
As pistas de boliche necessitavam de um armador de pinos. Com a tecnologia de reposição, a profissão deixou de ser necessária.


3. DESPERTADOR HUMANO
Sem os celulares ou os antigos relógios despertadores, algumas pessoas contratavam alguém para acordá-las de manhã. Quem tinha a função de despertador usava pedaços de madeira ou pedra para acordar os clientes.


4. CORTADORES DE GELO
O trabalho dos cortadores de gelo era muito importante antes dos modernos sistemas de refrigeração. Eles enfrentavam lagos congelados para abastecer as casas dos homens ricos


5. RADAR HUMANO
Modernas forças armadas do mundo já usaram o radar humano. Ele detectava som de motores de aviões se aproximando por meio de um dispositivo de concentração.


6. ACENDEDOR DE LAMPIÕES
Sem a energia elétrica, a energia pública das cidades era feita à base de lampiões. Para acendê-los, havia um profissional. Essa função seguiu até a introdução das lâmpadas elétricas nos postes.


7. TELEFONISTAS
As chamadas telefônicas de longa distância eram feitas com a ajuda das telefonistas. Elas conectavam de forma manual e transferiam as ligações. Hoje o processo é feito de modo digital.


PROFISSÕES QUE PODEM DESAPARECER
A tendência é que algumas funções sejam incorporadas por outras ou que a tecnologia reduza postos de trabalho

1. COBRADOR DE ÔNIBUS
São encarregados de fazer as cobranças de tarifas nos ônibus, além de dar aos passageiros informações sobre o trajeto. Em algumas linhas, em especial com os micro-ônibus, o motorista já acumula as duas funções.



2. CAIXA DE ESTACIONAMENTO
Para dar agilidade ao atendimento e evitar as longas filas nos estacionamentos, shoppings já investem em aplicativos para smartphones. Os consumidores podem comprar ingressos nas salas de cinema e pagar o estacionamento.


3. FRENTISTAS DE POSTO DE GASOLINA
Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o abastecimento do veículo é feito pelo próprio dono do carro. No Brasil, a lei No 9.956/2000 proíbe o funcionamento de bombas de autosserviço.


4. TRABALHADORES DOMÉSTICOS
As profissões ligadas ao lar tendem a desaparecer nos próximos anos. A contratação dos profissionais fica mais cara e a automação permite que muitos trabalhos sejam executados pelos próprios donos da casa.


5. VENDEDOR PORTA A PORTA
Com a possibilidade de fazer as compras pela internet e receber os produtos em casa em um tempo hábil, tem se reduzido a necessidade dos vendedores porta a porta.


6. SETOR PRODUTIVO INDUSTRIAL
A automação nas indústrias deverá reduzir o número de postos de trabalho nos próximos anos. Em alguns segmentos, deverão permanecer apenas os profissionais mais qualificados.


7. TRABALHADORES RURAIS
A automação das máquinas agrícolas deverá reduzir o número de postos de trabalho no campo. A população da zona rural cada vez mais tende a buscar melhores condições de vida e de trabalho nas cidades.


FONTE: HYPENESS E CONSULTORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário