quarta-feira, 21 de abril de 2010

DATAS HISTÓRICAS INESQUECÍVEIS PARA OS BRASILEIROS

 

 

 

 

 

kiriri Não podemos esquecer datas como 19 de abril e 21 de abril. Na primeira, devemos homenagear o nosso índio e sua cultura. Na segunda, o nosso Tiradentes, cujo nome próprio era Joaquim José da Silva Xavier.

Nos deteremos inicialmente no nosso relato enfocando o assunto sobre os índios. Estes foram as primeiras criaturas encontradas em terras brasileiras, quando da chegada dos portugueses em terra firme. Os portugueses, ao chegarem ao Brasil, assustaram o nosso índio. Este nos ensinou sua cultura, seus costumes e crenças. Não é a-tóa que hoje nossos costumes de usar brincos ou qualquer adorno extravagante nas orelhas, até mesmo os piercings, pinturas em abundância fazem parte desta herança cultural, quase genética. O ato de nos banharmos em tinas, bacias, piscinas, com cuias, usar cabaças, dormir de redes, comer capitãezinhos de faijão com farinha com as mãos ou qualquer outra iguaria faz parte desse mesmo repertório cultural.

 

 

photo

 

 

Usar muitos adornos nas roupas, dançar e cantar, benzer-se para curar nossas doenças, o medo apavorante do trovão e do relâmpago, o ato de admirarmos a lua e o sol, as influências nas quais acreditamos sofrer nas fases da lua e outras crenças aludidas a essa cultura genética nos tornam mais e mais indígenas. Somos misturas de raças, somos um pouco e muito deles. Gostamos de lutar e de ficar ao relento igual a eles, adoramos ficar nus igual a eles, adoramos viver em grupos iguais a eles.

indio

 

 

 

Suas iguarias ainda repercutem ainda hoje nas terras brasileiras. Quem não gosta de comer um pão-de-milho, uma batata doce, e outras como eles? E sendo assim, somos parecidos com eles até na sorte de como somos tratados pela sociedade do poder. Nossos salários são rebaixados, pagamos impostos infelizes e somos muitas vezes discriminados em diversas formas, uma delas, pela pobreza, que não é culpa nossa e sim do sistema do governo.

Vi nestes dias de abril que no ambiente escolar já não se fazem mais homenagens como antigamente se faziam aos nossos índios. Eles estão caindo no esquecimento e na falta de valor. Na escola por onde passei este dia, pouco se falou sobre o índio, preferiram dar mais valor sobre o projeto que a escola estava trabalhando que era sobre alimentação. Então apenas comunicaram aos alunos sobre a data, mas tampouco falaram ou fizeram algum relato sobre o acontecimento histórico tão repetitivo de todos os anos nas escolas infantis. è uma pena, digo.

 

 

 

 

tiradentes_r1_c11

 

Bem, vamos falar agora do nosso TIRADENTES. Este recebia este nome porque era um dentista. Segundo se conta que ele foi o ´Mártir da Independência do Brasil. Homem de Minas Gerais. Celebrizou-se por ter sofrido muitos ataques de suas lutas pela igualdade, fraternidade e liberdade .

Sua morte causou revolta ao povo mineiro. Foi enforcado e esquartejado e teve as partes dos eu corpo mutiladas e arrastados pelas ruas de uma cidade mineira creio que tenha sido Ouro Preto, não tenho muita certeza. Também nas escolas não se fazem mais homenagens como antigamente que se punha o aluno para pesquisar tudo sobre sua história de luta e de sofrimento. Lembro que eu procurava fotos suas para por no meu trabalho escolar quando eu tinha poucos anos ainda no ensino fundamental.

O máximo que se faz na escola é apenas comunicar a garotada que hoje é o dia do indio, dia do tiradentes e prosseguem com seus projetos.

Eis a questão do valor de nossa cultura histórica. Os valores já se perderam todos, sejam familiares, culturais e outros. Não há como recuperá-los. Nossa sociedade de consumo não está nem aí de pensar nos índios ou no homem que marcou o dia 21 de abril com seus ideiais de liberdade. Eles estão pensando é no dinheiro que precisam para pagar suas contas ou gastar mais um pouco com o ue vêem nos shoppings, que lhes oferecem tudo o que a mídia promete para a moda e para o dia-a-dia.

Mais coisas ruins ainda estão por vir. No futuro, ninguém vai lembrar nem mais do irmão que está ausente, na mãe que já morrera, da namorada que amou, dos momentos bons que pasou. Enfim, isto é a cara do povo brasileiro hoje. Infelizmente, nãos e pode fazer nada. Estamos todos no mesmo barco furado. Somos pessoas sem nossa própria identidade nacional e poucos patriotas. Adoramos o que vem de fora de outros países, amamos a moda, a língua, a música dos outros. Somos influenciados e pobres e aculturados porque deixamos morrer o que tínhamos ou temos de maior riqueza: nossa própria cultura. A rejeitamos para dar lugar a outras alheias ao nosso povo.

Fica aqui então o alerta de que devemos resgatar o que é nosso e refletir a perda da nossa própria identidade cultural.

Nosso país é belo e ostenta muitas riquezas. Vamos respeitá-lo e honrá-lo até a morte. VIVA O DIA DO ÍNDIO E O DIA DO TIRADENTES!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário