sábado, 3 de abril de 2010

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Aparelho iPad, da Apple, chega às lojas nos EUA

ipad_ipen_000_splash

Da BBC, em O Globo:

O iPad, o mais novo produto da Apple, chegou neste sábado às lojas dos Estados Unidos.

O aparelho em formato de prancheta pode ser descrito como um híbrido de iPhone e laptop.

O produto, que parece um iPhone grande, pode ser usado para assistir filmes, armazenar fotografias e navegar na internet.

O modelo que foi à venda pode se conectar a internet sem fio, mas não possui tecnologia 3G, de conexão à rede por celular, e ainda não pode ser usado fora dos Estados Unidos.

Cerca de 500 pessoas esperavam em frente à loja da Apple em Nova York para comprar o produto. A loja abriu suas portas às 9h (10h no horário de Brasília).

Algumas das pessoas haviam viajado de diversas partes dos Estados Unidos e do mundo.

Em várias lojas, algumas filas foram formadas na sexta-feira, um dia antes do lançamento do iPad. Um dos fundadores da Apple, Steve Wozniak, visitou uma das filas na Califórnia na noite de sexta-feira.

COMENTÁRIOS CRÍTICOS SOBRE O NOVO PRODUTO:

A meu ver, a evolução tecnológica cada vez mais impede de nascer novos leitores de livros.

As crianças já não querem mais prestar atenção nas aulas, pois o que lhes interessa é somente imagens. Os adolescentes não se cansam de utilizar o celular em sala de aula para ver imagens, mensagens e jogos e de carona, entram os MP3, p4, p5 e outros ps numéricos, etc.

Os adultos adoram o jogo de paciência no computador, o qual já está viciando muita gente, inclusive os homens. Tudo é lindo e tudo é maravilhoso e colorido. Mas tudo tem seu preço e bem caro.

Conseqüências: nossas crianças querem apenas ver TV. As tarefas escolares dão cansaço e quando forçados a fazerem, deverão, pelo menos ficar ligados em dois aparelhos eletrônicos: TV e MP3. Caso contrário,  será um SACO fazer as tarefas.

Os livros estão se empoeirando nas estantes. Ninguém visita mais uma biblioteca pública, muito menos a da escola, a não ser para encontros casuais com os amigos da escola. E quando pegam num livro, se a capa não for simpática, logo o abandonam de volta à praleleira.

A saída para evitar o reanalfabetismo é pormos nossas crianças para ler. Comecemos por levá-los ao supermercados e pedirmos que leiam os rótulos dos produtos. Ao chegarmos em casa, tranquemos nossas TVs e daremos a eles um caderno e uma caneta. Pediremos a eles, então, para que tentem escrever os nomes que leu nos produtos como forma de jogos de memorização. Dessa forma, estaremos contribuindo para um mundo educativo melhor de nossas crianças.

Vamos evitar a compra compulsiva desses acessórios tecnológicos. Vamos fazê-los entender que o mundo pode funcionar de maneira natural e que as comunicações entre as pessoas podem vir melhores quando executadas de maneira também natural.

No mundo virtual, os valores humanos são prejudicados. Caso vc. esteja numa loja, recebendo atendimento por um dos vendedores e o telefone dele tocar, ele abruptamente deixará vc. pra trás para dar atenção a voz que não expôs o corpo para se fazer de corpo presente como vc. fez. Quem tem mais valor neste momento, vc. ou a voz do outro lado da ´linha telefônica?

Vamos refletir as possibilidades de garantir qualidade de vida. Quem tem ouvidos melhores, a pessoa que usa constantemente um MP3, ou celulares nos ouvidos ou quem não tem este hábito? É claro que a pessoa que não tem vícios tem mais saúde. Já foi constatado em pesquisa que as pessoas estão perdendo a audição pelo uso repetitivo e abusivo dos aparelhos eletrônicos auditivos que causam prazer.

 

 

bebe_esperto[1]

Crianças sábias, mundo bem mais construído e cidadãos mais leitores. Portanto, vamos por nossos filhos para ler JORNAIS. Este pode ser o ponta-pé inicial para a escolarização de nossos filhos. Antes, demonstre para seu filho que vc. gosta de ler e de ficar informada das notícias e crie um ambiente de leitura em sua casa. Leia com eles, com seu marido. Deixe suas crianças pequenas folhear suas revistas , seus jornais, nem que seja para rasgá-los, mas deixe-os bem à vontade para que eles possam desde cedo desenvolver esse hábito. Nãos e esqueça!! Os filhos aprendem com os pais, pois estes são suas referências.

Não se surpreenda se um dia vc. encontrar seu bebê de poucos meses tentando ler seu jornal. Certamente ele está tentando dizer pra família que ele vai ser alguém bem especial quando crescer.

Diga NÃO aos supérfulos eletrônicos. Aqueles desnecessários em horas impróprias. Aqueles que não impedem de vc. viver bem e diga SIM à leituras.

Espero que este alerta sirva de lição para aqueles que nem dormem mais, porque suas horas são dedicadas exclusivamente para o computador na madrugada.

A tecnologia é importante para acelerar a velocidade dos serviços, das notícias no mundo, mas quando usada apenas para estes fins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário