sábado, 3 de abril de 2010

SÁBADO DE ALELUIA- FOGO NO JUDAS

 

 

h0116d patolo43 Turma-da-Malva-A-tradicional-malhacao-do-Judas  2wd4w3l

Malhação do Judas

Um antigo costume ainda visto em comunidades espalhadas pelo país, a Malhação do Judas é feita em um boneco, que é queimado e geralmente representa algo ou alguém que é alvo de insatisfação da comunidade.
Inicialmente, o nome dado ao rito fazia alusão a Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus Cristo. No entanto, segundo padre Martins, o costume não faz parte da tradição litúrgica da igreja católica. “Acredito que elejam Judas para dar nome ao ato em representação àquele que trai algum princípio, mas a tradição não faz parte da liturgia católica”, diz.
Martins explica que, de acordo com a descrição da Bíblia, Judas, depois de se arrepender da traição, teria se enforcado. Em algumas regiões do país o boneco também é simbolicamente enforcado antes de ser queimado.

 

Embora sem compreender muito o ato de queimar o judas, as crianças participam dele com muita euforia, entendendo que é apenas uma grande e bonita brincadeira carregada de maldade. Assim sendo, elas aproveitam pra queimar, judiar (que parece com a palavra judas), gritam e fazem muito alvoroço. É momento de muita agitação e de diversão, pois elas aproveitam para despejar sobre o judas todas as suas iras e stress.

Parece-me que essa tradicional atitude reflete no comportamento dessas crianças, pois elas , a partir daí, podem desenvolver vontades de, mais tarde, quererem judiar com os seres humanos inconseqüentemente.

Portanto, fazer apreciação a este gesto danoso, poderá imprimir nas mentes a intenção de maldade e falta de respeito para com aqueles por quem sentimos verdadeira aversão e ojeriza. Como é freqüente entre as crinaças em fase escolar se atritarem entre si, essa atitude poderá servir de gesto vingativo entre elas.

Despertar na criança, desde cedo gestos perversos, os pode levar a executá-los, sem pensar nas conseqüências. Isso poderá ser fatal e acidental, execeto, educativo.

Evite suas crianças de testemunharem gestos desse tipo, por ser muito perigoso para suas mente. Desperte no seu filho o gosto de valorizar e respeitar tudo o que é importante para sua aprendizagem e não o deixe a mercê dos companheiros e amigos de rua, pois, nesse ambiente, ele poderá destruir toda criança boa que há dentro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário