sábado, 5 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI

 

 

 

 

 

 

corpus-christ corpus_christi_04x

05/06/2010 08:00:06

Corpus Christi reúne 5 mil fiéis

Eventos envolveram 15 paróquias locais

Ant1 de 2ZoomProx

Em Vera Cruz, a quinta-feira foi marcada pela formação do grande tapete - Foto: Paulo Cansini

A celebração de Corpus Christi reuniu quinta-feira cerca de 5 mil fiéis na tradicional procissão que terminou no palco especialmente montado para o evento na avenida Sampaio Vidal.

A mobilização que envolveu 15 paróquias da cidade teve início com a missa rezada pelo bispo Dom Oswaldo Giuntini na catedral São Bento, de onde partiu a caminhada pelas principais ruas do centro.

E não faltou emoção entre os fiéis, que cantaram todo tempo. Foi o caso da dona de casa Garcina de Lima, que acompanha há 20 anos a celebração.

“É uma data especial para os católicos e para mim a satisfação é imensa de poder estar participando mais um ano deste evento tão bonito”.

O aposentado Roberto de Mori destacou as proporções da celebração, que crescem a cada ano. “Fico muito feliz de ver que os fiéis seguem cada vez mais esses movimentos com tanto entusiasmo”.

O padre Valdemar Cardoso, organizador do evento, observa que o dia de Corpus Christi é um momento de renovação. “As pessoas se envolvem e saem com a fé renovada no Cristo e na eucaristia”.

VERA CRUZ

Em Vera Cruz a quinta-feira foi marcada mais uma vez pela formação do grande tapete por onde caminhou a procissão, uma tradição de mais de 50 anos. Foram decorados oito quarteirões nas proximidades da paróquia Sagrado Coração de Jesus, com a participação de crianças, prefeitura e membros da igreja.

Cerca de duas mil pessoas participaram da celebração, entre elas a dona de casa Élcia de Melo. “É um momento realmente único”.

“Essa é a festa do Jesus Cristo eucarístico e a manifestação expressa nas ruas demonstra a dimensão de nossa crença”, completou o padre Nivaldo Resstel.

 

História: Corpus Christi

"Corpus Christi", em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.
Aqui, numa carta de 9 de agosto de 1549, o padre Manuel da Nóbrega escreveu: "Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal". (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).
O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. No sul do Brasil, chegou com os imigrantes açorianos. Nas cidades que preservam a tradição, é comum ornamentar as ruas por onde passará a procissão com um tapete desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. Toda população participa do trabalho e o resultado é um grande mosaico, com símbolos cristãos, locais e nacionais, compondo uma obra de arte altamente efêmera, pois ela vai durar apenas até a passagem dos devotos.
A história da festa de Corpus Christi.
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Mont Cornillon.
Juliana nasceu em Retines perto de Liège, Bélgica em 1192. Ficou órfã muito pequena e foi educada pelas freiras agostinas em Mont Cornillon. Aos 17 anos começou a ter visões, que retratavam uma lua cheia com uma mancha escura. A Igreja interpretou a mensagem como sendo a ausência de uma festa para a eucaristia no calendário litúrgico. Eucaristia é justamente o sacramento católico que, através das palavras do padre, promove a transubstanciação.
O segredo de Juliana
Em 1230, Juliana confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois se tornaria o Papa Urbano 4°, que exerceria o cargo entre 1261 e1264. A confirmação da intenção da festa veio com um milagre que teria acontecido em Bolsena, na Itália, em 1263 ou 1264, quando um sacerdote que celebrava a missa teve dúvidas sobre a veracidade da transubstanciação. Acredita-se que, em seguida, sangue tenha escorrido da hóstia no momento em que o sacerdote a partiu. Hoje, uma mancha de sangue existente no altar da mesma igreja é atribuída a esse momento.
Juliana morreu em 5 de abril de 1258 e foi canonizada em 1599 pelo papa Clemente 8°. O decreto de Urbano 4° teve pouca repercussão, mas se propagou por algumas igrejas, como em Colônia, na Alemanha, onde o "Corpus Christi" foi celebrado antes de 1270. A festa tomou seu caráter universal definitivo a partir de 1313 com a sua confirmação pelo papa Clemente 5°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário