sexta-feira, 6 de maio de 2011

TARDE LITERÁRIA NA ESCOLA DIONÍZIA ROCHA DE MORAIS

 

ESSA É A TURMA DO 2º ANO, ENSAIANDO A LEITURA ANTES DA TARDE LITERÁRIA.

OgAAADSkP991NsuyzwKUNQc6h6cvorrJSgK9pV4chJO42VDHJntVhgefS08mT40QZYNhiqEaSffSYjeLwCs9gwrb0GIAm1T1UL7oecNG6neKs6BkEwSc0nGFkjUC

Aos 05 do mês de maio de 2011, na escola de tempo integral Dionízia Rocha de Morais, aconteceu um evento que mexeu com a intelectualidade dos alunos e até dos professores. Este momento foi representado pela dinâmica de estudo, leituras e brincadeiras inteligentes, promovida pela professora Sra. Pedrina Vaconcelos ( diretora da escola), tendo a ajuda das demais professoras Rosângela, Maria Helena, Meirinha e Tânia. A tia Flora ficou meio que de fora, pois ela não estava se sentindo bem.

 

O momento inicial foi uma surpresa e tanto, pois os professores em sala (eu) principalmente, fiquei estarrecida ao ouvir o sinal da professora Pedrina no microfone, convocando a todos a irem para o pátio. As crianças ficaram aos pulos, já pensando em coisas boas. Foi exatamente às14 horas o momento da partida.

O êxtase foi maior quando ela (tia Pedrina) lançou a brincadeira da contação de adivinhações. Esta foi feita em grupos de masculinos e femininos. Se as mulheres acertassem a adivinhação, elas ganhavam pontos e ao contrário, os homens ganhariam seus pontos. Essa informação gerou nos meninos (incluíndo todas as crianças) que ali se encontravam sentadinhos no chão em roda, (da Educ. Infantil ao 4º ano) um despertamento para responderem às mais populares adivinhações selecionadas pelas professoras.

As adivinhações foram selecionadas por níveis maiores e menores de dificuldades. Houveram delas que nem mesmo eu pude responder, pois não faziam parte das minhas vivências e experiências aos meus 53 anos de idade. Todas elas correspondiam às vivências dos alunos daquela localidade. Vejam bem os modelos e tipos de adinhações:

“O que que está na cabeça, são duas e nunca se encontram?” Não sei se é exatamente assim, acho que minha pergunta está mal elaborada. A resposta é as duas orelhas. De imediato, a resposta foi trazida à tona pelo aluno Adrian e Rian. Incrível, é que esses dois não paravam sua agitação em querer sempre responder a todas e torciam mostrando gestos com o corpo, com as mãos e com os gritinhos de exaltação. Houve outra do tipo que nem eu sabia, apenas eles, pois nunca em minha vida vi um urubu nascer, “O que é que nasce branco e morre preto?”. Adrian, mais uma vez, respondeu: URUBU. Kakakakakak! Eu não saberia responder a esta. Que vergonha!

Maior vergonha passei quando foi a vez das professoras responderem às adivinhações. A Sra. Pedrina levantou a minha “Qual é a diferença entre a tartaruga, o navio e a família?” Pensei de imedato. Poxa! Tudo o que sei é que tartaruga tem casco. Então respondi que ela tinha casco. Porém tia Pedrina me adiantou e ajudou, dizendo que o casco da tartaruga é para baixo, o do navio é para cima. Então paguei o maior mico ao perguntar-lhe: e a família? E todos gritaram: vai bem, obrigada! kakakkakakakakakaka!!!! Ai! Que vergonha, que mico!!!!

A FOTO ABAIXO REPRESENTA A TURMA DO 3º ANO, ENSAIANDO A LEITURA ANTES DESSA TARDE LITERÁRIA.

 

OgAAAHkGze5x9Jn-KolVMuTnhMcAgNoB9ZFi5eYiMHM7-OTZCQUHPwCCtb-njKMS9xiJZ3KJJWxsboQtPkexHeKc3WsAm1T1UG5ndq06KQa3DpE-_pDOSEuLoNf8

Depois das adivinhações, vieram as leituras dos alunos do 2º ano. Destacaram-se Lázaro, Michely. Adriely, Vitória, Andressa, Joycilene e outros, até mesmo aqueles que estavam envergonhados, vieram para frente fazer sua leitura, movidos pelos gritos da torcida; “Adriely!! Adriely!!!”

A FOTO ABAIXO APRESENTA TIA MEIRINHA E SUA TURMA DE 1º ANO, ENSAIANDO A LEITURA ANTES DESSA TARDE LITERÁRIA.

OgAAAAVvaIApGsCYs9JbM026IPha0RAihZQWgJx6-tdULWYQzbvxXJPwycUuJA9XCwG4hT2FDUBiiYvrRXdbNtsZ6AMAm1T1UCHXaHuRDrxaaYL4m6PYqNDYO8a0

 

Na hora da leitura, podíamos ver a atenção daqueles que muitos e interessaram, pois eram poesías de autores famosos como Gonçalves Dias “Canção do Exílio” lida por Lázaro. Michely, então se destacou com uma leitura bem eloquente e precisa, as palavras eram proferidas e entendidas pela abertura de sua boquinha e a articulação dos seus lábios. Os demais fizeram sua parte, ajudados pelas tias.

Imaginem a alegria desses meninos ao contemplarem esse momento tão importante que é o da leitura. Tia Pedrina narrou uma estorinha que foi fascinante e todos prestaram bastante atenção. A imaginação corre rápido neste momento.

Tia Meirinha, promoveu o TRAVA LÌNGUAS no 1º ano. Neste momento, percebeu-se pouca euforia dos meninos maiores, pois estes gostaram demasiadamente da competição das adivinhações e demonstraram desinteresse neste quadro.

A FOTO ABAIXO, MOSTRA UMA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO DOS MENINOS DO 3º ANO, EXPERIMENTANDO O GOSTO E O SABOR DA LEITURA DOS LIVROS DO BAÚ INTINERANTE. ESTE MOMENTO REPRESENTOU O ENSAIO DA LEITURA EM OUTRA OCASIÃO ANTES DESSA TARDE LITERÁRIA.

OgAAAMucsHE-Ym1nD4qtLPKvRYA7Grin6M07-STKBYcob5dHYxDZ-3Cy_gnJLljKJ62aBwYhvY4HbsrvkHNE76Wk0cQAm1T1UALipXOrZIdy6k0a5MYG4RTgLbcE

Em seguida, entram os alunos da Educ. Infantil, orientados pela tia Rosângela. Estes apresentaram uma canção para as mamães em coro. Tia Rosângela era a maestrina. Muito legal foi que neste momento, inventaram uma dança de roda no salão, envolvendo todos que ali se encontravam, incluíndo as funcionárias. Não deixamos de cantar o “Atirei o pau no gato”, a “Ciranda, cirandinha” e outras canções de ninar.

Por fim, chegou a hora do encerramento. Foi difícil tirá-los dessa mais empolgante festa da leitura e da cultura, pois os gritinhos de exaltação não eram controlados. Até que finalmente, todos e puseram em filas para saborearem o lanche da tarde. Como de rotina, primeiro veio a Educ. Infantil para depois virem as turmas em sequência por séries. As cozinheiras ficaram meio que loucas para atenderem a todos a uma só vez, tendo o cuidado para não deixar de atender a nenhum. Imaginem a fome que eles estavam! Queriam comer tudo e repetir várias vezes. Jesus, Tenha pena da Eliane! Coitada! Ficou a se maldizer da falta de educação de alguns! Fazer o que? São crianças famintas! kakakakakakak!

Nossa tarde termina, deixando o registro por conta da tia Flora que observou a todos e a tudo, com o intuito de trazer à tona todo o acontecimento para este blog. Caros leitores, não deixem de nos visitar e tragam mais parceiros em sua companhia. Estamos aqui alegrando este blog com muitas atividades de nossa escola, com fins no didatismo, no social, no pedagógico e no instrucional. Esperamos que nossos posts sejam de muita valia educacional. Obrigada e voltem sempre.

OBSERVAÇÃO: NOSSA TARDE LITERÁRIA NÃO TEVE SUAS IMAGENS REGISTRADAS EM FOTOS. AS FOTOS QUE ESTÃO EM DESTAQUE NESTE POST REPRESENTAM ENSAIOS DE LEITURAS EM OCASIÃO ANTERIOR A ESTE ACONTECIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário