terça-feira, 12 de abril de 2011

ITAPIPOCA, TERRA DE TRÊS CLIMAS

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História Itapipoca CE

Suas origens remontam aos primórdios do Século XVII, quando requereram e obtiveram por Sesmaria terras situadas na região, os portugueses Francisco Pinheiro do Lago e sua mulher D. Josefa Ferreira de Oliveira, Tomé de Oliveira Chaves e sua mulher, tendo como localização possessória os sítios Santo Amaro e São José, destacando Jerônimo de Freitas Guimarães e sua mulher D. Francisca Pinheiro do Lago.
Desses e outros, vinculados ao mesmo agregamento, nasceu a Vila, mantendo a mesma denominação e a ter como instrumento de criação a Resolução Imperial de 3 de fevereiro de 1823, referendado pelo Alvará de 17 de outubro do mesmo ano. Quando da transferência da Vila, para a localização atual, com o nome de Imperatriz, atribuído conforme Lei Provincial nº 1.011, de 3 de novembro de 1862, o antigo reduto passou a chamar-se Vila Velha. A mudança de nome, para a denominação atual. Ocorreu segundo Dec. Nº 1, de 2 de dezembro de 1889. Sua elevação à categoria de Cidade, ocorreu, em virtude de Lei nº 1.288, de 31 de agosto de 1915.
Em suas manifestações de apoio eclesial consta inicialmente do desdobramento do Curato do Acaraú em quatro Freguesias, conforme Provisão referenciada no ano de 1757 e assinada por D. Francisco Xavier Aranha, do Bispado de Pernambuco. Uma dessas Freguesias teve por sede o reduto de São Bento de Amontada sob cuja jurisdição ficou subordinado o reduto de São José da Uruburetama.
Em 1778, segundo praxe adotada na formação de patrimônios eclesiásticos, Jerônimo Guimarães doou, em favor da recém-desmembrada Freguesia, meia légua de terras, situando-se nesse local o espaço físico onde deveria ser construída a Igreja-Matriz. A transferência de sede da Freguesia, para a Vila de Imperatriz, deu-se segundo Lei nº 364, de 29 de julho de 1846, sendo seu primeiro vigário o padre Luiz Antônio da Rocha Lima, funcionando provisoriamente na capela de Nossa senhora das Mercês.

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A Igreja-Matriz, dedicada ao padroado de Nossa Senhora das Mercês, teve como início de obras o ano de 1881 e como responsável Monsenhor Antero José de Lima. Dada a sua evolução eclesiástica, concedeu-se à Paróquia o título de Bispado, não havendo, pelo menos ao nosso alcance, registros que identifiquem a data-início dessa evolução.

Evolução política
Quando da transferência da Vila, para a localização atual, com o nome de Imperatriz, atribuído conforme Lei Provincial nº 1.011, de 3 de novembro de 1862, o antigo reduto passou a chamar-se Vila Velha. A mudança de nome, para a denominação atual. Ocorreu segundo Dec. Nº 1, de 2 de dezembro de 1889. Sua elevação à categoria de Cidade, ocorreu, em virtude de Lei nº 1.288, de 31 de agosto de 1915.

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Eventos: Festa de São Sebastião (10 a 20 de janeiro), Dia do Município (31 de agosto), Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês (24 de setembro), Festa de São Francisco (04 de outubro), Festa do Caju (04 de setembro), Regata da Baleia (16 de novembro), Festa da Vaquejada (18 e 19 de outubro).

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Esste ponto turístico se localiza na praça de São Sebastião e remonta uma história referente às vaquejadas ocorridas no município.

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Localizado, também, na praça São Sebastião, encontramos este monumento cultural, cujo significado reflete o trabalho do homem atirando sua jangada ao mar em direção à pescaria, uma das atividades cultuadas pelos homens itapipoquense para sua sobrevivência am anos anteriores.

 

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Este monumento, também, localizado na praça São Sebastião, representa a história do município, em relação à origem do próprio nome ITAPIPOCA. Esta é a magnífica pedra, para ilustrar ITA= PEDRA.

ESCOLAS EM ITAPIPOCA

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Esta escola de Ensino Fundamental e Médio, chamada Anastácio Alves Braga sofreu por reformas em sua construção física, pois na época em que eu morava e estuda nesta mesma escola, ela não possuía essa frente. Ah, quantas recordações boas guardo desta escola, ond einiciei omeu estudo primário e dali parti para a escola Estadual Joaquim Magalhães, dita escola normal. Saudades dos meus tempos de criança quando brincava no recreio desta escola, saboreava umas tapioquinhas de coco no intervalo ou bonbons docinhos feitos de calda caramelizada (tipos assim modeladas como bico doce e bonequinhos, etc).

Estudávamos meu irmão João Batista e eu nesta escola até a quarta série do ensino fundamental I. Claro que naquela época, não havia essa nomenclatura na educação, chamávamos ensino primário e pronto.

Próximo a esta escola, havia um patronato onde minhas amigas e eu costumávamos, no intervalo da escola, irmos lá somente para comer sorvete. Eu guardava todas as minhas economias que meu pai me dava e deixava para comprar de sorvete, às vezes em um só dia. Imaginem a quantidade de sorvete que eu não consumia nesse mesmo dia!

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Esta sala de aula, com este piso, não me é nada estranho. Claro que pisei meus pés aí, ainda mocinha, para fazer os meus estudos, a partir da quinta série até à sétima. Tive excelentes professores e bons momentos nesta escola maravilhosa e histórica chamada antigamente de escola norma, tinha esse nome porque, boa parte das pessoas que ali estudavam se tornavam professores, era como se ela (a escola) formasse professores. Seu nome verdadeiro é Escola Estadual Joaquim Magalhães. Não sei se hoje ela recebeu mudanças no nome, talvez tenha recebido uma nova nomenclatura tipo, por exemplo EEF ou outros. Na época, não havia estas letras antes do nome.

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Esta foto, acima, já muito envelhecida e escaniada de uma foto de monóculo, revela uma passagem da minha adolescência na praça da matriz de Itapipoca, depois do momento cívico, realizado no município. Na minha companhia estão o meu irmão e minha cunhada Iolanda. Todos bem jovenzinhos, sem ter em mente a definição das nossas futuras profissões.

Vejam o uniforme que vestíamos! Era a farda da escola normal Joaquim Magalhães. Vejam os nossos corpinhos tão magrinhos!

É foto minha da mesma época. Veja e compare com outra foto da época atual:

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Lembro muito bem o quanto foi bom estudar nesta escola, foi aí que comecei a paquerar e a ser desejada pelos garotos da minha época. Apesar de ser tão cobiçada pelos garotos da época, nunca deixei de me dedicar integralmente aos estudos, pois este era o meu passatempo ideal e de coração, era tudo o que eu queria, estudarpara me formar, como a escola propunha e tamb´me porque meu pai, desde cedo pregou este lema em mim: eu tinha que ser professora e hoje, sou professora.

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Engraçado, é que quando eu morava em Itapipoca, nunca fiquei sabendo da existência dessa praia chamada BALEIA. Eu escutava falar no POÇO VERDE, que hoje, inclusive, ostenta um bonito balneário, e cheguei até a me divertir um pouco lá depois da minha saída para Fortaleza, com uns amigos do meu esposo e foi muito legal nesse dia.

Segundo consta, aqui, pra nós fortalezenses, a praia da Baleia é muito cobiçada pelos turistas, pois ela ostenta uma paisagem inteiramente natural de vegetação e de clima.

Falando em clima, a cidade de Itapipoca tem três climas: serra, sertão e praia.

Esse clima favorece um estado de alma que deixa o itapipoquense usufruir dessas mudanças climáticas em boas medidas, adaptando-se a elas, conforme o tempo meteriológico. Imaginem o frio pela manhã!!!

Desta cidade, carrego boas recordações, ei-las abaixo bem descritas:

1) lembro dos bairros onde morei, como: bairro da fazendinha e estação.

2) lembro do mercado velho, ond emeu pai instalou uma banca de revista, bem em frente à agência do finado CAFITA, homem de potencial rico em locução verbal em radiadoras. Este avisava o carro (ônibus de viagem) que vinha de Fortaleza e o que partía rumo à capital, com uma voz que cativava a todos, bem como, costumava se ocupar de passar informações de toda natureza, até de quem se perdia ou de objetos perdidos. Certa vez, meu irmão caçula levou uma surra do mais velho e foi-se embora de casa. Levamos a notícia ao Cafita e este de imediato tratou de pô-la na radiadora, tal conhecida como a radiadora do Cafita (apelido). Logo, de imediato, localizamos o meu irmão.

3) lembro das novenas de São Sebastião e da Nossa Senhora das Mercês.

4) lembro da caminhada aos picos na serra e lembro tão bem da chegada da TV em preto e branco, cujos canais de imagens só se abriam quando a torre da TV lá nos picos acendia sua luzinha toda noite. Esta luzinha acesa, também, nos indicava que já era exatamente seis horas da noite pontualmente.

5) lembro das quermesses ao lado da igreja da matriz e da praça, onde pude paquerar a vontade e ter encontros com os namorado nesta praça.

Enfim, são infinitas as lembranças deste paraíso, chamado Itapipoca.

segunda-feira, 28 de março de 2011

CEARENSE É CEARENSE!!!

O Galo Cearense

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Um fazendeiro tinha um galinheiro com 180 galinhas e estava procurando um bom galo para reproduzir.
Um dia, ele vai a uma agropecuária e diz para o vendedor:


- Procuro um bom galo capaz de cobrir as minhas 180 galinhas.


O vendedor puxa uma gaiola com um galo enorme, musculoso, com a crista de pé, de topete, olhos azuis e uma tatuagem dos Rolling Stones no peito, e

diz: Leva esse aqui, o Alberto. Ele não falha.

O fazendeiro leva o galo e, no dia seguinte, pela manhã, solta o galo no galinheiro.
O galo sai correndo, pega a primeiragalinha, e dá duas sem tirar. Pega a segunda, dá a primeira, e quando está já na segunda.... cai frito.

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O fazendeiro volta na loja e grita:
- Este galo puto comeu duas galinhas e capotou.
O vendedor se desculpou e puxou outro galo: Preto, de crista amarela, olhos cinzas e tênis da Nike.
- Esse aqui é o Breno. Não falha nunca. O fazendeiro volta com o galo e repete a história: solta o bicho no galinheiro, e o galo sai alucinado: come a primeira galinha de pé, pega a segunda e traça, na terceira ele faz o 69 e quando estava bombeando a quarta, cai morto no meio do galinheiro..
O fazendeiro, emputecido, volta na loja e diz:
- Escuta aqui, ô filho da mãe aquele galo broxa caiu morto. É melhor você me vender um galo decente ou vou tocar fogo nesta merda.



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Então o vendedor puxa um galo desnutrido, sem crista nem penas,com olheiras, corcunda, com tênis Bamba de lona e uma camisa azul claro que dizia 'Orgulho de ser Nordestino' e diz ao fazendeiro:
- Olha, é só o que me resta. O nome dele é Gaudêncio e chegou por engano num carregamento que veio do Ceará.
O fazendeiro, puto da vida, leva o galo pensando: 'O que vou fazer com este galo Cearense, todo franzino?
Chegando na fazenda, solta o Gaudêncio no galinheiro:
O galo tira a camisa e sai enlouquecido traçando as 180 galinhas de uma vez só....Da uma respirada...... e traça as 180 galinhas de novo...
Sai correndo e pega o pastor alemão.....Aí o fazendeiro pega ele, dá dois sopapos e para acalmá-lo, acaba trancando-o na gaiola.

- Caramba, que fenômeno! As galinhas ficaram doidonas!


No dia seguinte solta o bicho de novo: o galo sai faturando tudo que vê:
o cachorro, o porco e duas vacas.... O fazendeiro corre, pega ele pelo pescoço, dá uma chacoalhada para acalmá-lo e joga ele na gaiola de novo.....

No terceiro dia, o fazendeiro encontra a gaiola toda arrebentada, as galinhas com as xanas para cima, o porco com o rabo pro sol, bodes passando Hipoglós na bunda, uma capivara mancando, um pônei sentado no gelo...... Até que, de repente, à distância, vê o Gaudêncio caído no chão e os urubus voando em círculos sobre o pobre galo...


- Nããããooo ....O Gaudêncio morreeeuuu .....o meu Gaaauuudêêênnnciiiooo!
O melhor galo do mundo!


No meio do lamento e da choradeira, cuidadosamente o Gaudêncio abre um olho, olha para o fazendeiro, pisca e diz:


-
ARRE ÉGUA MAXU, FAZ SILÊNCIO Ô FIO DA PUTA! AQUELAS CRIÔLAS TÃO QUASE DESCENDO AQUI!



Cearense é Cearense !

domingo, 20 de março de 2011

some jokes in english

 

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If you are an English teacher, try to improve your classes working jokes with your students. I’m sure you are going to be successful in the end of your class your pupils are going to thank you for the productive class they have. It’s good to teach jokes to the pupils because it motivates them to don’t miss next class and to learn different texts and learn to communicate in different languages. Besides stimulating them to learn the English language, also they are happy and free at the class time and none of them go out the classroom complaing from your given class.

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On the contrary, they are going to make each other wonderful commentaries about what have learned in the classroom. Imagine how much they are going to value your work and talk mouth by mouth about it.

In short, when you tell a joke, you can smile a lot and if you are full of personal problems, in this moment, you suddenly stop being sad and worried and change your face expression, all the problems disappear and your life flies around you, certainly you are very happy and pleased. I enjoy listening to funny jokes. I think they are essencial for our lives, because living just facing stresses and suffering nowadays kill us and we need to rest from our jobs mainly when we work hard day by day.

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Finally I invite you to laugh and smile so much. After reading my jokes you can comment to each one if you prefer. Thank you for your attention and I’m waiting for you here in my blog forever.

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2 x 11

Why is two times ten the same as two times eleven?

Because two times ten is twenty, and two times eleven is twenty, too!

 

 

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Long grass

One afternoon a wealthy laywer was sitting in the back of his ,
limousine being driven to work, when he saw two men eating grass
by the side of the road.

He ordered his driver to stop, and then he got out to investigate.

"Why are you eating grass?" he asked the men.

"Sir, we don't have any money for food," one of the men replied.

"Come along with me," instructed the lawyer.

The first man said, "But sir, I have a wife and two children. They
are also hungry."

"Bring them along too," replied the lawyer.

The second man said, "Sir, I have a wife and six children. Can they
come as well, please?"

"No problem, bring them as well," answered the lawyer as he climbed
back into his limo.

Finally, they were all in the limo - the lawyer, the two men, their
two wives and eight children.

One of the men said, "Sir, you are too kind. Thank you for taking all
of us with you."

The lawyer replied, "No problem, there will be plenty to eat at my home.
The grass is almost half a metre tall."

 

 

 

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Dear Susan


A man is in jail for robbing 27 banks. One day
he receives a letter from his wife. It says...


Dear Peter

As you are in jail I will have to plant the
potatoes in the garden myself.

When is the best time to plant them?

Love

Susan


He sends her the following reply...


Dear Susan

Do not plant the potatoes in the garden as
that is where I have hidden all the money
from the bank robberies.

Love

Peter


A few days later he receives another letter...


Dear Peter

It's terrible. Yesterday twenty policemen
came to the house and dug up the whole
garden, but they didn't find anything.

Love Susan


He sends her the following reply...


Dear Susan

Now is the best time to plant the potatoes!

Love

Peter

 

 

 

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Doctor




A man goes to the doctor and says, "Doctor, please help me. I hurt all over."



The doctor asked the man to explain more.



The man said, "When I touch my arm it hurts, when I touch my leg it

hurts, when I touch my head it hurts. Everywhere I touch it hurts."



The doctor examined the man and said, "Mr Smith, your finger is broken!"



 



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Good news, bad news




The soldiers had been in the field for two weeks and hadn't had


showers or been able to change their clothes.



Then one day the general came along and said, "Men, I have some

good news and some bad news. Which would you like first?"



All the men shouted, "Tell us the good news, tell us the good news."



The general smiled and said, "Men, the good news is that today we're

going to change our underwear."



All the men cheered.



 



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Then the general said, "Now the bad news. Smith, you change with Jones.

Jackson, you change with Thomson ... "







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In the classroom




A teacher said, "Mary, I'd like you to give me a sentence beginning


with 'I', please."



Mary thought for a few seconds and then said, "I is..."



The teacher interupted her and said, "No Mary, you cannot begin a

sentence with 'I is' - you must use 'I am'."



Mary looked upset and said, "But Miss..."



The teacher shouted, "Give me a sentence beginning with 'I am', please."



Mary shrugged her shoulders and said, "I am the ninth letter of the alphabet."



 





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Fortune teller




Many hundreds of years ago a king went to see a fortune teller to


see what she could predict about the future.



The fortune teller told the king that one of his wives would die that year.



The king didn't believe her and went away laughing.



Later that year one of the king's wives died.



He remembered what the fortune teller had told him and thought that

she had caused the death of his wife, that she had made it happen.


He decided to put her to death.



He ordered that she be brought before him.



When she was before him he said to her, "A few months ago you

predicted that one of my wives would die this year, and one of them


has died. So you are a fortune teller. Now, tell me - when will you die?"



The fortune teller realised that the king was planning to kill her,

so she thought very carefully before answering, "I will die three days


before you do, your majesty."





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Supermarket




A young man hired by a supermarket reported for his first day of work.


The supermarket manager greeted him with a smile and a handshake,


and then gave him a brush, saying "Welcome to Smith's Supermarkets.


Here is a brush - your first job is to sweep the floor."



The young man looked amazed and said, "But I'm a university graduate."



The manager then said, "Oh, I'm sorry. I didn't realise that you are

a university graduate. Give me the brush and I'll show you how to do it."

quarta-feira, 9 de março de 2011

ENGLISH TESTS FOR BRAZILIAN STUDENTS

 

1. READING


Young farmer
At the age of four, Gavin Clark knew the names of each one of his neighbour's cows. By ten, he was selling milk and cheese to other neighbours, and was winning prizes at farm shows. Now, at thirteen, he still loves farming and has his own animals. Presents for Gavin are not a problem – every year he gets another animal from his parents and brother.
Gavin's father, Steven, works for an international company and travels all over the world. Gavin has visited many exciting places in Europe with his father. But he is much happier spending each weekend working on his neighbour's farm! Steven's company wanted him to move to Portugal with the family. Everyone liked the idea of living in a new country – but not Gavin! He said he wouldn't leave his animals!
In his free time, Gavin plays tennis and football. He goes out with his friends and enjoys computer games, just like other teenagers. But every morning, he gets up at half past five to give his animals food and water, before he goes to school. His parents want him to go to college and get a diploma when he is sixteen. 'Let's wait and see,' he says, 'because I will have my own farm by then!'

QUESTIONS:

1) Gavin's family never know what presents to give him.

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

2) Steven enjoys working in different countries.

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

3) On Saturdays and Sundays, Gavin has a job near his home.

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

4) Gavin didn't agree with his parents about moving to Portugal.

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

5) Gavin is too busy with his animals to have any other hobbies.   

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

6) Mr and Mrs Clark get up at the same time as Gavin in the morning.

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

7) Gavin has decided to study for a diploma at college.

    Right (   ) Wrong (   ) Doesn't say (   )

2. WRITING

You want to ask your English friend, Paul, to come to your party on Saturday.
Type 25–35 words.

 

Say:
•    why you are having the party.
•    where the party will be.    
•    what Paul should bring to the party.

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

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3.USE OF ENGLISH

ACTIVITY 1

read the text below. Use the word given in capitals at the end of some of the lines to form a word that fits in the gap in the same line.

YOUNG – CONTRIBUTE – INTERNATIONAL- ORIGIN – REGULAR –INTERRUPT – POINT – DELIGHT – SCIENCE - RESEARCH

A 13-year-old girl from Durban has become the __________1
                                                                                    

person to have had a ______________2 accepted by the 
                                                                                      

3 ________________respected South African Medical Journal. 
                                                                           

Safura Karim _______________4 did her research into ‘PlayStation® Thumb’ as part of a school project. It gives details of the injuries that many of her schoolmates _______________5 suffer from, and which are 
                                                                         

caused by the ___________6 use of computer games for hours and hours. Safura thinks that computer games are ___________7 and does not own a PlayStation herself.

She said that she was ________________8 to hear that her article had been accepted by the journal. She comes from a ___________9 family – her parents are both ___________10 , and she is hoping to become a doctor. 
                                                          

ACTIVITY 2

read the text below. Use the word given in capitals to form a word that fits in the gap.

PERCEIVE- DRAMA – EVIDENT – BURGLE – MORAL – MUG – DECIDE – CONTROVERSY – SIGNIFY – APPEAR - ORAL

Rising crime?

In recent months there has been a growing __________13 among the general public that crime in this country is on the increase. __________14 newspaper headlines imply that somebody is being murdered around every corner, but the __________15 simply doesn’t add up. The truth is that crimes such as __________16 have declined considerably in the last year, suggesting that contrary to public opinion, the nation is not as __________17 as some appear to believe, and not everybody is living next door to a violent __________18 . There has been some fairly 19 action by the police. In a __________20 move last year, they initiated a policy of getting tough on persistent young offenders, and they have had a __________21 amount of success in this area. Moreover, the __________22 of more policemen on the streets has almost certainly kept crime levels low.

2.READING

Choose the most suitable headings for the paragraph A from the list of headings given.


The coral reefs of Agatti Island
A  Agatti is one of the Lakshadweep Islands off the south-west coast of India. These islands are surrounded by lagoons and coral reefs which are in turn surrounded by the open ocean. Coral reefs, which are formed from the skeletons of minute sea creatures, give shelter to a variety of plants and animals, and therefore have the potential to provide a stream of diverse benefits to the inhabitants of Agatti Island. 


Paragraph A

(   ) Island legends

(   ) Resources for exchange

(   ) Competition for fishing rights

(   ) The low cost of equipment

(   ) Agatti’s favourable location

(   ) Rising income levels

(   ) The social nature of reef occupations

(   ) Resources for islanders’ own use

(   ) High levels of expertise

(   ) Alternative sources of employment

(   ) Resources for earning money

(   ) Social rights and obligations

domingo, 6 de março de 2011

CARNAVAL DA DIONÍZIA ROCHA DE MORAIS 2011 FOI “WONDERFUL”

 

 

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No início, apenas rumores e planejamentos para elaboração da tal festa. Parecia que tudo ia sucumbir pelos obstáculos que ali se apresentavam diante de nós. Primeiro, aconteceu um acidente com a netinha de uma das professoras que mais se empenha na decoração da festinha. Ainda bem, que esta já havia decorado o pátio com algumas máscara que já estavam confeccionadas previamente por mim (eu, Flora, professora de inglês) e juntando a esse episódio, a nossa coordenadora cai adoentada de virose. Ainda bem, que mesmo estando doente, ela conseguiu chegar até à escola e cumpriu com a sua missão de dar encaminhamento nas atividades da festinha. Esta arrumou todos os preparativos da festa e organizou o aniversário das crianças que nasceram nas datas que pertencem ao primeiro semestre do ano de 2011. Ela também sacou fotos das crianças durante a brincadeira e administrou todo o momento, mesmo com ares de doente, mas no final, deu tudo certo e saímos vitoriosas e orgulhosas por tudo ter saído como esperávamos.

 

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O que teve na festinha? muitos bolos decorados e isso foi o foco mais atrativo, pois as criañças adoram comer bolos e a nossa cozinheira de mão cheia (Eliane) havia providenciado os bolos no dia anterior e estes fizeram o maior sucesso nas bocas das crianças, pois na hora de servir os comes e bebes, as crianças da educação infantil e creio que os demais das outras salas de aulas puderam repetir quantas vezes quisessem o bolo, pois para cada turma foi feito um bolo inteiro e para os professores também. Vejam e comprovem o citado anterior a respeito dos bolos. Nesta foto abixo, podemos ver a professora Meirinha com duas crianças da educação infantil e uma do 1º ano, comemorando e festejando os aniversários dos mesmos. Olha, o jeitinho da Geísa (educ. infantil) pegando no bolo, mais parece que ela já está comendo-o com os seus olhinhos, lindo, não?

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Já nesta foto abaixo, podemos ver a professora Maria Helena com seus alunos de 4º ano, comemorando e festejando seus aniversários.Olhem para os rostinhos das crianças e vejam o tanto quanto estão maravilhados com este acontecimento nas suas vidas. Isso é muito bom para eles, pois celebra uma passagem de suas vidas na Escola Dionízia Rocha de Morais,afinal este é seu último ano na escola. Eles vão deixar saudades, xi!!!!!!!!!

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Enfim, foi tudo muito bem organizado, sem imprevisto algum. A Rosângela pôs o som no pátio e colocou um CD de marchinhas carnavalescas e foi o que deu. Todo mundo começou a dançar o carnaval, as crianças fantasiadas de máscaras, alguns meninos brincando do jeito deles, com muita liberdade e folia. Depois de dançar o carnaval, cada um foi para sua sala de aula e pouco tempo depois, tiveram o almoço que foi uma canjinha de frango bem gostosinha e foram cada um para suas casas alegres e felizes por terem tido uma festinha tão boa e inesquecível em seus coraçõezinhos de pequenos.

 

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Acredito que esse momento, fora tantos outros pelos quais a escola tem passado e vivido, esse veio para somar e mostrar para nós que fazer escola de tempo integral exige muito esforço e coragem e que nunca podemos desanimar diante de qualquer obstáculo. Ao contrário, temos que mostrar que somos guerreiros e cumpridores dos deveres idealizados pela escola e claro pela secretaria de educação do município que vive a nos cobrar essas ações. Fazemos por amor e paixão que sentimos por nossas crianças e não simplesmente porque somos ordenadas a fazer tais feitos. Queremos deixar bem claro que nossa escola está sempre virada pro sol e esta estará sendo sempre bem cuidada e assistida por um grupo de funcionários que priorizam a satisfação, a comodidade e o conforto de nossos alunos e familiares. A satisfação deles também é nossa ao vermos os resultados de nossas ações em conjunto.

Por isso, digo que a escola Dionízia Rocha de Morais tem suas qualidades e seus méritos e, nós professores e funcionários, incluíndo o grupo gestor nunca vamos deixar de ser firmes no intuito de sempre dar o melhor aos nossos alunos, pois eles são os espelhos de nossas virtudes profissionais e pessoais. Tenho certeza que Deus vai nos abençoar sempre, para que tenhamos, em mãos, recursos abundantes não só de materiais como de disponibilidade e de coragem para estarmos sempre vivenciando momentos diversos que possam desenvolver nos nossos alunos o social, o cultural e os vários saberes e gostos apreciativos da vida real, para contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e mental. Obrigada Meu Senhor Deus por mais esta missão que acabamos de cumprir.

sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL 2011- ALEGRA FOLIÕES FORTALEZENSES

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Quem nunca ouviu falar na frase- chavão “Só em outros carnavais!”? Esse dito nos remete para um único significado: todos os anos há festa de carnaval desde os primórdios da nossa geração.

 

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Ja instituímos que esta festa deve ser celebrada anualmente e está no calendário dos homens, com data provável entre os mesmes de fevereiro e março. O que fazem as pessoas que brincam o carnaval? Elas se divertem, vão às ruas ver o maracatu, os blocos dos sujos, as palhaçadas, as escolas de samba, etc.

 

 

São ao todo 4 dias de pura folia e diversão, sem contar com o tempo de descanso que o folião ganha no trabalho. Muitos viajam, tomando rumo aos seus interiores para ver e rever familiares. Ficam tão loucos (excitados) de tal forma que se agitam, ficam loucos, a cidade se agita inteirinha, o trânsito fica mais tempestuoso, parece que os carros não saem do lugar, e apesar disso, ainda existe a imprudência de alguns motoristas, causando distúrbio pra comunidade fortalezense.

Na realidade, é mais uma festa de se queimar dinheiro, igual a do natal e a do ano novo. As pessoas são muito iludidas e, entre elas estão as crianças, que na escola, recebem atividades voltadas para o carnaval e ainda participam das festinhas movimentadas pelas tias, incluindo fantasias, confecção de máscaras e brincadeiras ao som das marchinhas carnavalescas.

Iguais as demais festas que contemplam muitos dias de feriados, o carnaval é mais uma festa na qual não há pensadores a respeito do seu significado. Ao contrário, é uma passagem de muita folia, liberdade humana que concede direitos de brincar, sem limites, fazendo uso de bebidas alcóolicas, alimentando-se aleatoriamente e dormindo pouco, acarretando males ao organismo humano e consequentemente ao físico e mente.

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Os foliões, regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração, num ato de total entrega, transe e êxtase, de liberação de todas as tensões reprimidas realizam todas as suas fantasias, desejos e instintos animais e carnais na esperança ilusória de poderem neste curto espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus, às suas luxurias e concupiscências, afinal, no Carnaval tudo é permitido/liberado, na ignorância de que na quarta-feira de cinzas confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas em suas testas, terão os seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Biblicamente,o assunto carnaval nos traz muitas controvérsias. Segundo historiadores, o carnaval éa festa da carne, do sexo, da alegria exarcerbada, da explosão de liberdade, sem se dar conta do pensar divino vivo. Estamos próximo da páscoa e as pessoas comemoram a carne pela privação que vão passar nesta época. Acontece que todos  os sentimentos reprimidos são expurgados nos 4 dias de pura folia, mas é na quarta-feira de cinzas que as pessoas que pecaram tanto no carnaval vão receber as cinza para escapar dos castigos e serem perdoados. Isso inquieta algumas pessoas que refletem essa prática, se deve ou não brincar o carnaval. Muitas respeitam essas controvérsias e se privam dessa festa, resguardando-se em seus lares com suas famílias em pacata sitauação de vida: não brincam e nem mesmo participam dos desfiles das escolas de samba na TV. Ao contrário, põem-se a orar a Deus, pedindo bênçãos àqueles que erram, caindo na folia.

 

Enfim, esta é uma festa do povo, de várias religiões, de várias culturas, de várias regiões do mundo que atrai pessoas do mundo inteiro e muitas volúpias sexuais, bem como, a vontade descontrolada de gastos com bebidas e fantasias, e por que não dizer, com viagens. Para muitos, ela é considerada a festa do diabo, do satanás e para outros é uma necessidade que o corpo tem para liberar as energias negativas. Tolos são aqueles que não souberem aproveitar esses dias maravilhosos para viverem encantamentos e tranquilidade familiares, sem sofrer desgastes financeiros e de saúde, seja ela, orgânica, mental, física ou moral.

Eu vou preferi aderir ao modo pacato de viver meu carnaval em uma praia deserta depois do carnaval. Vou em busca de uma natureza primitiva, para contemplar o belo e reforçar os pulmões, respirando bons ares, dormir bem, para oxigenar o cérebro para quando eu volta ao trabalho, ter uma volta feliz e cheia de boas histórias para serem contadas. Este será o meu carnaval. Será um carnaval sem fantasias, sem purpurina e confetes, sem máscaras, sem cerveja, sem suor e sim, um carnaval repleto de iluminação da minha alma, espiritualmente falando, repleto de gozo espiritual e cheio de bênçãos.

 

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Eu vou até a CANOA QUEBRADA, com minha família, na quarta-feira de cinzas, em busca de um lazer mais saudável. Vou em busca de uma praia, de um chalézinho, de uma redinha ao ar livre, de uma água de coco, de uma boa noite de sono, de uma curtição alimentar saudável e um joguinho familiar, caseiro “o baralho UNO”. Tudo isso vai marcar meu carnaval 2011 e espero que Deus esteja nos guardando nestes dias e nos dê realmente muita paz.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A ROTINA DE UMA PROFESSORA

 

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Quando somos adolescentes, sonhamos em ser professoras, porque nossos pais nos passaram a idéia de que nós temos que estudar para sermos gente, e gente para os mais antigos é ser professor. Este guardião do saber que transforma vidas humanas tinha o poder de seduzir o governo com altos salários naquela época, eis a razão do porquê os pais serem tão influentes na escolha da nossa profissão.

 

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No entanto, hoje está meio que depreciado ser professor, pois a categoria não é bem remunerada e fica a mercê do governo para que seja reconhecida como uma classe trabalhadora que se iguala à dos peões.

A única diferença entre as duas classes de trabalhadores é que a segunda não tem a qualificação profissional adquirida nas universidades e muitos são até mesmo iletrados, trabalham de sol a sol e tem sua jornada cumprida no fim do dia, com direito ao rango e a um pequeno descanso no meio dia, voltando cedo da tarde pra casa ou às vezes à noite.

Durante sua rotina de trabalho, eles se juntam ao grupo e mantêm uma relação da boa amizade, conversam entre si, utilizando sua própria linguagem (coloquial), muitas vezes, adicionam no vocabulário deles palavras chulas e de muito gracejo para quebrar o gelo e ainda são felizes! Há muitos que lamentam sua sorte e dizem “Por que eu não estudei?” “Hoje eu seria um doutor”.

 

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Vejam, bem, caros leitores, como nósdsc02663 andamos perto de sermos tão iguais. Vou contar-lhes a rotina de uma professora de inglês que mora no Conjunto Ceará e trabalha no município de Horizonte.

 

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Vou preservar seu nome, por motivos éticos e profissionais porque pertenço a mesma categoria. Essa pessoa acorda às 4:00 da manhã todos os dias e a partir daí então, ela começa a cronometrar suas atividades em relação ao tempo.

Vai ao banheiro, vai na cozinha e prepara o alimento para se servir no município porque este não dá refeição para o trabalhador, segundo eles, este se quiser que se vire, porque não estava no edital do concurso a promessa garantida de vale-refeição.

Ela volta da cozinha e abre o guarda-roupa e começa a se vestir. Ainda faltam 10 minutos para sair de casa, então ela olha a bolsa e tira seu dinheiro do ônibus e começa a se pentear, porque esse penteado é o primeiro do dia e único, pois no trabalho, ela não tem tempo para cuidar do visual.

Ela ainda tem um tempinho para conferir as coisas que ainda faltam ser levadas, como por exemplo, as tarefas que não pôs na bolsa na noite anterior por esquecimento. Então são 4:30 e ela acorda o marido para que este a acompanhe até à parada do ônibus que fica bem próximo de sua casa, porém muito perigosíssima, pois os ladrões parecem ter um radar que atrai quem tem celular dentro de bolsas e eles também se sustentam nas drogas e não dormem, virando bicho durante o dia e a noite.

Ao chegar na parada do ônibus, ela se aproxima do mesmo grupo diário de peões que seguem o mesmo destino que ela, rumo ao terminal de ônibus de Antônio Bezerra, justo o nome do próprio ônibus.

Ao chegar no dito terminal, isso já são 5:00 horas em ponto ou menos apenas 10 minutos, dependendo da velocidade do ônibus anterior, ela apanha o segundo transporte Antônio Bezerra UNIFOR e este a levará até a avenida Domingos Olímpio.

 

Nesse ínterim, ela cochila dentro do ônibus com um olho só, sendo surpreendida ao passar da paradà às vezes quando está realmente muito cansada. Ela chega na avenida âs 5:20 minutos e ao chegar lá, ela senta-se à mesa de uma lanchonete que atende a cachaceiros e malandros que fumam e ainda tem um fedor característico da falta de higiene por parte do proprietário, cujo nome não posso apontar, também por motivos éticos.

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Ela toma um cafézinho com leite quentinho nesta mesa e ao seu redor, ela vê um bando de pessoas que trabalham para o jornal O POVO, empacotando os jornais em sacos pláticos, preparando-se para seguir viagem em suas motos e bicicletas, orientados por um coordenador que também vira peão junto com os demais. Todos eles conversam alto e falam palavrões, são um tanto engraçados e gozadores dos outros para quebrar o gelo da madrugada. Às vezes o momento é tocado por muitas chuvas que rolam ao redor, molhando alguns jornais.

Pois bem, essa professora toma seu café e de repente, ao raiar do dia, começam a chegar alí os demais professores que logo vão formando filas para entrar na condução que vai lhes deixar juntamente com essa professora até o município do Horizonte. O ônibus chega exatamente faltando 10 minutos para às seis horas da manhã e este ao chegar, os professores cuidam logo na entrada pegar o melhor banco e a competição para pegar o lado da janela é ostensiva. Tudo isso para que se possa apoiar a cabeça no vidro da janela e dormir uma hora de sono até Horizonte, pois o percurso até lá dá exatamente nesse tempo.

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Ao chegar em Horizonte, essa professora sai a procura de um quarto transporte, um micro-ônibus do próprio município que vai conduzí-la até o distrito desse dia em que ela vai trabalhar, lembrando que ela trabalha em 4 escolas de tempo integral de segunda à sexta feira e as escolas estão distribuídas em 4 diferentes distritos, cada um mais longe do que o outro em relação ao centro da cidade. Na segunda-feira, ANINGAS, na terça-feira, CÓRREGO DAS QUINTAS, na quarta-feira, CATU, na quinta-feira, JENIPAPEIRO e quando é exigido pela diretora desta última escola, onde ela está oficialmente lotada pela secretaria de educação do município, ela volta na sexta-feira para cumprir planejamento semanal, que é pura balela. Na verdade, a diretora lhe ocupa com outras funções dentro da escola, ficando assim o planejamento para ser feito em casa no seu final de semana.

 

Voltando a falar de sua rotina, ao chegar no distrito de origem do 35650094trabalho, ela segue imediatamente para a sala de educação infantil e a diretora e nem ninguem da secretaria tem perguntado às criancinhas se elas estão interessadas em estudar inglês muito menos se elas estão aprendendo. Imaginem que ela nem tem formação pedagógica, pois fez o concurso para ensinar a partir da 6ª série à 9ª , mas por falta de local para lotar suas 200 horas letivas, a impuseram que trabalhasse no projeto de inserção da língua inglesa nestas escolas integrais.

 

Muito bem, deixemos as criancinhas de lado e vamos falar o que ela faz em seguida depois que termina sua aula com as criancinhas que não identificam nem letras, onde o educar é baseado apenas em conversações, amostras de figuras, canções e muita ludicidade, imaginem a zuada e a CityClass550paciência que se deve ter com os pimpolhos que são terrivelmente chatos de se lutar.

 

Bem, depois dessa aula que dura em torno de uma hora mais ou menos, vem o recreio das crianças que a mesma é escalada para vigiar, vejam SEMI-R~1_thumb[3][1][1]3bem, se houver alguma coisa com qualquer aluno, a culpa vai recair nela que não olhou o recreio com atenção e zelo. Depois do recreio, ela vai para outra sala de aula, que pode ser entre 1ª série  e 2ª, dependendo do horário criado por cada direção. Ela dá aula nesta turma por mais uma hora e tem que aguentar muitos gritos e agitações dos guris que acabam de chegar do recreio e estão todos com o cão nos couros, como diziam os antigos, Não é fácil tolerar uma turma de agitadinhos, é necessário improvisar atividades que os faça relaxar ou então temos que ser drásticas e cobrí-los de carões, fazendo-os obedecerem às normas de convivência da escola que são poucos que acatam, pois muitos deles levam anos para se adaptar ao ambiente escolar.

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Existe um momento então para o banho das crianças. Estas pegam suas toalhas, sabonetes e cuecas e calcinhas e se dirigem em filas para seus respectivos banheiros. Banham-se e voltam pra sala de aula. Em seguida, formam outra fila, sempre auxiliados por professores e seguem para o refeitório. Eles têm almoço e escovam dentes e ems eguida, chegam a sala prontos para um simulado e mentiroso descanso, pois os mesmos entendem que é mais um momento de brincadeira, pois vão ficar sem obrigações escolares.

 

A professora referida aqui não consegue descansar pois as crianças, como já foi mencionado antes, não dormem, apenas deitam-se e ficam insultando as outras , saem dos seus lençóis para mexer e arengar com os outros, não há voz que as amedrontem, pois elas tem a confiança nos seus direitos e ficam cada vez mais donas de sí sem medidas.

Eis que a professora até aqui não tem repousado e suas refeições são feitas em tempo esgotado. Ela é a última a comer e sempre pega o comer do fundo da panela, pois ela é pau pra toda obra como diz o ditado. Às vezes falta professores neste dia na escola e ela é escalada para vigiar as crianças de uma determinada turma com exclusividade. Às 13:00 a capainha toca avisando final do descanso. Isto é hora das crianças irem ao banheiro e beber água. Professora não tem vez, vai já nas últimas e às vezes não encontra um pedaço de papel higiênico e encontra os banheiros todos mal-cheirosos. Temos que levar os alunos a ter seu segundo lanche do dia e então faz-se filas novamente. Ao chegar em sala de aula, a professora toma uma terceira turma e dá aula até às 14:00 horas e ao terminar, segue para a quarta turma e vai até às 15:00 h. Agora é hora de recreação novamente e a professora leva as criancinhas para o terceiro lanche e depois para o recreio. Olha o recreio novamente com responsabilidade e aproveita para procurar um cafézinho na cozinha da escola para espertar o sono e o cansaço, porém às vezes, não há café, pois as cozinheiras adotam um cardápio de servir a mesma sopa de feijão ou das sobras do frango ofertada no lanche das crianças para os professores.

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Cruel é que ela marca o tempo no relógio e aguarda dar as 16:00 em ponto, hora em que as crianças tem saído do último recreio e as atividades do dia tem se encerrado e agora é hora de banhar novamente as crianças, arrumá-las e penteá-las para embarcá-las no ônibus de volta para suas casa. Segunto relato dessa professora, quando as crianças seguem no seu ônibus, o transporte que conduzirá os professores de cada localidade de volta para o município chega às vezes muito atrasado e no inverno até atolam nas lamas dos caminhos  que não são asfaltados.

Este chega por volta das 16:30, faz um rodízio por outro escola pegando mais professores e alunos. A estrada é ruim e os balanços do carro são inevitáveis, os seios querem pular do sutiãn, o corpo todo estremece e o vozeirão dos professores dentro do carro alegres por mais um cumprimento de uma jornada feroz fazem essa professora ficar cada vez mais indignada pela sua situação.

Formada pela univerdiade estadual do ceará, com título de specialização e a caminho de conclusão do mestrado, vivendo um drama de sofrimento por paixão à profissão e por necessidade de ter em suas mão todo final de mês, mil e poucos reais no contra-cheque.

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Muito bem, continuando, ela chega em Horizonte às 17:30, pega o cambão com destino à Fortaleza sua terra dormitória e faz o percurso que fez pela manhã, sendo que o coletivo que a deixa em sua casa está super lotado pois é horário de pico, a peãozada está de volta para suas casas. Ao chegar em casa são exatamente 19:30 minutos e mal consegue subir os degraus de sua casa para chegar à sala principal. Encontra o esposo aposentado vendo TV e aperta sua mão, perguntando-lhe como foi o dia e se tudo correu bem na família e na casa. O marido lhe traz o jantar depois de seu banho e esta senta-se em frente ao computador para ver suas mensagens e deita, às vezes cai dormindo sobre os papéis ao ler algo relacionado com seu trabalho.

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Aos sábados, ela segue o mesmo destino no mesmo horário para o mesmo município para dar aulas de inglês na FISK. Passa o dia inteiro dando aulas em 4 turmas, com descanso apenas para o almoço e chega em casa às 20:30 minutos.

No domingo, fica planejando aulas e tentando escrever seus textos para o mestrado. Sem tempo para a família, deixa de participar de festas de aniversário, não sai com frequência para se divertir e não tem tempo para cuidar da saúde. O bico chamado FISK é para melhorar o lado financeiro dos gastos da família e pouico gasta com vaidade, pois não tem tempo para vaidade. Sua via sacra é tão ardida que nem vê o tempo passar. Aguarda aposentadoria, mas infelizmente agora é que vai sair do probatório neste município. Lembra com saudades dos tempos que viveu como contratada temporária pelo ESTADO que durou aproximadamente 12 anos intercortados por suspensões temporárias de lotações. Ela conta com esse tempo para se aposentar, mas vê o grande vilão pela frente que é a diminuição do seu salário logo após a aposentadoria.

Tentou fazer vários concurso com fins na melhoria de sua vida profissional, mas infelizmente fora vencida pelo cansaço e não se aprovou em nenhum deles. Pensa que antes de cumprir sua missão na terra, ainda vá poder escrever o livro de sua vida, ver seus guardados que lembram seus antepassados, olhar sua casa com mais carinho e curtir netos e bisnetos.

Ocorre que o tempo passa por ela e a mesma pressente que junto com ela as coisas também vão morrendo. Tudo vai ficando velho e ultrapassado. Sente vontade de costurar, voltar a fazer croché como antigamente, ouvir músicas internacionais e nacionais, sair de sua casa e visitar os amigos, mas essa cultura está acabando. Ninguém mais quer ser visitado, ninguém mais vai poder lhe dar atenção pois vivem a mesma rotina que ela, ninguém mais ouve músicas, apenas vêem TV, usam computadores e dão atenção aos celulares, ninguém mais costura, se compra tudo pronto nos shoppings centers da cidade em preço baixos.

Enfim, Deus a protegeu até aqui, o que se espera é que, indepedente da vontade dele, a professora ainda espera por dias melhores de sua vida, resguardada nos princípios de sua criação. Com fé em Nosso Deus, ela vai longe. Não muito longe, até que a profissão de professor seja extinta no nosso país. Agora imaginem vocês vivendo um drama semelhante ao dessa pessoa. Você quer isso para sua família, seus filhos e para você? Quem quer ser professor? NINGUÈM. Oh, profissãozinha dolorosa e espinhosa!! E a valorização? NUNCA.

Agora, seria ótimo que as autoridades reconhecessem o sofrimento de um profissional da educação e mudassem essa política nojenta de salários baixos desvalorizados àqueles que são agentes da transformação de uma sociedade como um todo, inclusive de seus próprios filhos.

Esse texto nos serve aqui como uma crítica ao público que possa servir de reflexão para o assunto relacionado à docência no país e às poucas oportunidades de ascensão profissional. Não adianta ter título de mestrado no município se a professora, aqui falada, não teve oportunidade de crescimento em sua área, trabalhando com crianças.

Revejam então as consequências do mal desse trabalho, segundo essa professora, ela já teve em 2010 todas as doenças que terminam em –ITE, como gastrite, fascite plantar, tendinite, entre outras. Até bicho de pé ela pegou no município, fora o inchaço de suas pernas por ficar bastante tempo de´pé. Então, o que vocês acham da profissão de professor? Comentem essa matéria aqui publicada. Aguardo seus comentários. BYE BYE!!!!