sábado, 1 de maio de 2010

SHAKIRA COMPRA BRIGA A FAVOR DE IMIGRANTES NO ARIZONA

shakira, posada, int e atomo Foto: Getty Images

Shakira diz que governo do Arizona pode virar inimigo da população imigrante
Foto: Getty Images

 

A cantora colombiana Shakira, vencedora do Grammy, tomou as dores dos imigrantes latinos e se uniu ao um grupo da população que protesta contra a nova lei de imigração do Estado do Arizona.

Shakira se reuniu com líderes políticos do Arizona na última quinta-feira, 29/04. Após o encontro, a cantora falou com a rede CNN, e afirmou que alguns policiais e legisladores estão preocupados com a forma como a nova lei será implantada, pois isso afetará diretamente as famílias latinas: Shakira e a população tem medo de como os imigrantes, com ou sem documentação, serão tratados ¿ e o tipo de constrangimento e abuso que podem sofrer.

A nova lei diz que a polícia do Arizona pode determinar se alguém está legalmente nos Estados Unidos, caso haja motivos para suspeitar do indivíduo. Ou seja, os imigrantes devem andar com seus documentos em todos os momentos para eventual consulta.

O principal argumento a favor da lei é o controle de imigração. Do outro lado, estão os que dizem que o governo sancionou a discriminação racial.

Shakira afirmou ter conversado com mulheres no Arizona, e que elas estavam muito assustadas. Segundo a cantora, não foi possível segurar as lágrimas nessas conversas. Algumas dessas mulheres tinahm enfrentado casos de violência doméstica, e sabem que agora não poderão chamar a polícia para defende-las, ou podem ser presas. Casoa lei seja implementada, um imigrante ilegal terá problemas até em reportar um crime que tenha visto. Segundo Shakira, as família terão que se proteger do estado, e não mais contar com ele para se protegerem.

A cantora disse ainda que se lei estivesse em vigor hoje, poderia ter sido presa e deportada, pois não portava seus documentos.

Esta não é a primeira vez que Shakira se envolve em questões sociais. No último mês, a cantora recebeu uma medalha da Organização Internacional do Trabalho, agência ligada a Organização das Nações Unidas (ONU) por sua ação humanitária. Ela também é embaixadora da Unicef e trabalha particularmente em prolde grupos da América Central e do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário