terça-feira, 16 de março de 2010

CALOR INTENSO PODE PROVOCAR DOENÇAS

 

 

2cae19c61b036c630a879b349b5392b9

Tanto na capital, como nas cidades do interior cearense, vêem-se pessoas lastimando-se do forte calor que assola e assusta a todos. Aqui na capaital, turistas costumam freqüentar as praias do litoral meio que desinformados. Então aqui vão algumas informações básicas para conscientizar a população na prevenção contra os possíveis males provocados pela intensa exposição ao sol ou aos raios solares.

A CAUSA DO AQUECIMENTO:

O sol está a pino, aproximando-se do equinócio, o que deixa o céu muito claro. Equinócio é um dos dois momentos em que o sol, em sua órbita (como vista da terra), cruza a linha do equador projetada na esfera terrestre.

CONSEQÜÊNCIA DA EXPOSIÇÃO SOLAR:

Expor-se ao calor sem os cuidados que o corpo necessita poderá ocasionar sérios problemas de agressão ao organismo humano tais quais a saber:

desidratação, agravamento de doenças crônicas e esgotamento

SINTOMAS ASSOCIADOS AO ESGOTAMENTO  POR CALOR:

cãibras musculares, cansaço e fraqueza, desmaio, náuseas e vômitos, respiração rápida e superficial, grande transpiração, palidez pele fria e úmida, pulso fraco e rápido, dores de cabeça.

FORMAS DE SE PROTEGER DO SOL E DO CALOR:

Evite a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 16 horas.

Na praia, mesmo usando chapéu ou estando  debaixo de uma barraca, você não está protegido. A água do mar também reflete os raios solares, podendo provocar queimadurar solares.

Use sempre um chapéu de abas largas, óculos escuros (para pessoas de pele clara), um bom protetor solar, beba bastante água de coco ou sucos de frutas sem açúcar, evite bebidas alcólicas, roupas em tons escuros, use sempre algodão e tons claros, evite roupas apertadas, na praia, contorne a situação sempre banhando-se nos chuveiros para evitar a desidratação da pele, alimente-se equilibradamente, diminue os esforços físicos e repouse freqüentemente à sombra com ar livre, no trabalho ou em casa, sempre que puder, procure exposição ao ar livre por alguns momentos para melhorar a resoiração, refresque-se em ambientes frescos em dia de intenso calor e tome muito banho frio, evite conduzir crianças e idosos nos dias mais quentes às praias ou à exposição aos raios solares. Al levar as crianças ou idosos à praia, leve-os cedo da manhã e não ultrapasse as 10 da manhã. use o melhor protetor solar que tiver em mãos.

Um comentário: