sexta-feira, 19 de março de 2010

JOVEM É DETIDA POR FURTAR UM LIVRO DE PIADAS

O livro estava escondido dentro das calças

Joanna Ferraz | joanna.ferraz@diariosm.com.br

Uma mulher de 24 anos foi detida, por volta das 14h desta quinta-feira,18 de março após furtar um livro de piadas no valor de R$ 8,90, da Livraria da Mente, no Calçadão de Santa Maria. Ela foi abordada por um policial militar na saída da loja. O livro estava escondido dentro da calça. A jovem foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), ouvida e liberada.

VOCÊS JÁ IMAGINARAM NA CENA? IMAGINEM, PENSEM E REFLITAM. QUE MAL HÁ DA PESSOA QUE PERDE O CONTROLE AO VER UM LIVRO DE PIADA, O DESEJA PARA SI, SABENDO QUE NÃO PODE TÊ-LO E O CARREGA DENTRO DA CALCINHA, ACREDITANDO NÃO ESTAR FAZENDO NADA DE MAL, APENAS LEVANDO UM LIVRINHO NO VALOR DE 8,90, JÁ QUE A MESMA NÃO PODIA PAGAR POR ELE? CERTAMENTE QUE AS AUTORIDADES POLICIAIS  ESQUECERAM QUE HÁ UMA DOENÇA QUE A PESSOA TEM NELA QUE A FAZ AGIR ASSIM, INDEPENDENTE DE SUA VONTADE E DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS E SOCIAIS. QUEREM SABER O NOME DA DOENÇA?

 

    zogbi_sacola


    O que é?
    A Cleptomania caracteriza-se pela recorrência de impulsos para roubar objetos que são desnecessários para o uso pessoal ou sem valor monetário. Esses impulsos são mais fortes do que a capacidade de controle da pessoa, quando a idéia de roubar não é acompanhada do ato de roubar não se pode fazer o diagnóstico. Devemos estar alerta para ladrões querendo passar-se por cleptomaníacos. Dinheiro, jóias e outros objetos de valor dificilmente são levados por cleptomaníacos, ainda menos se os impulsos são em sua maioria para objetos de valor, se alguma vez a pessoa leva um objeto valioso, sendo na maioria coisas inúteis, pode-se admitir o diagnóstico, caso contrário, não. Acompanhando o forte impulso e a realização do roubo, vem um enorme prazer em ter furtado o objeto cobiçado. Numa ação de roubo, o ladrão não experimenta nenhum prazer, mas tensão apenas e posterirmente satisfação, não faz isso por prazer.

    Como é o paciente com cleptomania?
    Aparentemente o cleptomaníaco é completamente normal não há um traço identificável fora do descontrole em si mesmo, ou seja, não é possível identificar o cleptomaníaco antes dele adquirir objetos. Após o roubo o paciente reconhece o erro de seu gesto, não consegue entender porque fez nem porque não conseguiu evitar, fica envergonhado e esconde isso de todos. Essas características se assemelham muito ao transtorno obsessivo compulsivo, por isso está sendo estudada como uma possível variante desse transtorno, assim como quanto à bulimia também, por se tratar de um impulso (por definição incontrolável) que leva o paciente a sentir-se culpado e envegonhado depois de ter comido demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário